• Matéria: ENEM
  • Autor: tiago1987000
  • Perguntado 3 anos atrás

Apenas dez quilômetros separam a lavoura de Vitório Scolar de seu banco, na pequena Getúlio Vargas na região norte do Rio Grande do Sul. É na unidade de atendimento do Banco Cooperativo Sicredi que o agricultor de 61 anos consegue financiamento para a produção dos 40 hectares plantados com soja e milho. No ano passado, ele entrou em um consórcio para adquirir um imóvel no município de 16 mil habitantes onde mora. A mais de 900 quilômetros dali, no município paulista de Jaú, vive o comerciante José Roberto Pena que investe em fundos e paga as contas de sua loja pelo Bancoob. Em um futuro próximo, Scolar e Pena poderão ter algo em comum: o mesmo banco. É que o Bancoob que integra o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil e o Sicredi têm conversado sobre a fusão de suas operações, a qual criaria a 12ª maior instituição financeira do País, com R$ 43,5 bilhões em ativos em setembro. Com isso, ele ficaria à frente das filiais brasileiras de gigantes como Credit Suisse e JP Morgan. “O que falta é sentarmos para analisar as sinergias, mas sabemos que o primeiro passo é a ‘mesa de cavalheiros’ e isso já foi feito”, afirma Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob. “A fusão está no radar, volta e meia nossos acionistas conversam com os sócios do Sicredi.”


Fusão de dois bancos de cooperatisvas pode criar instituição maior que o Credit Suisse eo JP Morgan no país .Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2018.


Conforme noticiado, a fusão é parte presente de um futuro de duas grandes cooperativas. ​As formas de alteração e extinção das cooperativas podem se dar pela fusão, incorporação, desmembramento e dissolução das cooperativas. Sobre estas formas, leia as afirmativas abaixo:

I. A fusão determina a extinção das sociedades que se unem para formar uma nova sociedade.
II. Na incorporação, uma cooperativa é incorporada à outra absorvendo o patrimônio, recebendo os associados, assumindo as obrigações e os direitos e obedecendo as mesmas formalidades que são estabelecidas para a fusão de sociedades cooperativas.
III. No desmembramento, a cooperativa é dividida quantas vezes for necessária, objetivando atender aos interesses dos seus associados, permitindo que uma das novas entidades seja constituída como uma cooperativa central ou federação de cooperativas.
IV. A dissolução de uma cooperativa pode ocorrer pela paralisação de suas atividades por mais de 90 (noventa) dias.

É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.

Alternativa 2:
II e III.

Alternativa 3:
I, II e III.

Alternativa 4:
I, II e IV.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: mjksb1993
0

Resposta:

2 e 3

Explicação:

Perguntas similares