Em uma reunião do Conselho Escolar de uma cidade do interior paulista, os participantes definiram como estratégia de aproximação entre escola e famílias a realização de visitas às casas dos alunos, a fim de conhecer de perto a realidade em que vivem. Uma equipe profissional, em um determinado dia, visitou a casa de Pedro, aluno que apresentava dificuldades de aprendizagem, principalmente em Matemática. Lá chegando, viu que se tratava de uma moradia de conjunto popular habitacional, de uma família muito funcional e que não teve oportunidades de estudo. O professor de Pedro, porém, ficou surpreso ao saber que o menino se relacionava muito bem com a família e clientes; ajudava o pai, feirante, como “caixa” e “comprador” na venda de frutas. Ele sabia resolver problemas matemáticos no dia a dia, realizar muitos cálculos mentalmente, com diferentes ideias das quatro operações como somar valores e fazer o troco, utilizando inclusive, muitas estratégias pessoais. Afinal, quais poderiam ser, então, os motivos de Pedro para apresentar na escola dificuldades em Matemática?
Retome o conteúdo de nossas aulas e analise as afirmativas abaixo:
I. Apenas na escola Pedro se relaciona socialmente, e se desenvolvem os processos psicológicos superiores, como raciocínio, memória e atenção.
II. Para que ocorra a aprendizagem é fundamental que o professor, por meio de diagnósticos diários, identifique o nível de Desenvolvimento Real (ZDR) em que Pedro se encontra (é capaz de fazer sozinho) e compreenda o nível de desenvolvimento Proximal (ZDP), oferecendo-lhe as intervenções necessárias (professor-mediador), por meio de novos instrumentos (atividades significativas e desafios possíveis) para que ele avance em suas dificuldades, ou seja, ocorra a aprendizagem.
III. Com certeza problemas relacionados apenas ao aluno, no caso Pedro, explicam seu insucesso escolar: as causas podem ser físicas/comportamentais (indisciplina, desatenção) e até intelectuais.
IV. Para que Pedro tenha melhor desempenho, é fundamental que o professor e a equipe gestora se coloquem como principais integrantes do processo de ensino e aprendizagem, oferecendo-lhe atividades significativas e práticas mais atuais e contextuais (como por exemplo, uso da tecnologia e metodologias ativas). Também é fundamental a melhora na relação afetiva professor-aluno e escola.
V. O ambiente familiar disfuncional, social e cultural precário de Pedro pode ser considerado como principal causa para sua dificuldade escolar.
Podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
I, II, III, IV e V são corretas.
b. Apenas as afirmações I, II, III e V são corretas.
c.
Apenas as afirmações I e IV são corretas.
d.
Apenas as afirmações II e IV são corretas.
e.
Apenas as afirmações II, III e IV são corretas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
por que ele nao estuda no escola boa
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
a resposta e a b
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás