A “Semiótica” como ciência que, embora existindo a longo tempo ainda é incipiente na formação dos/as educadores/as, vem trazendo cada vez mais contribuições para os diferentes códigos de comunicação e linguagem presentes nesta sociedade. Ela é uma importante ferramenta de leitura crítica, pois possibilita utilizar de estratégias que levem à aquisição de novas linguagens e informações, releitura de textos, entendimento de textos verbais e não verbais.
CARNEIRO, Maria Kulcheski. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor. Produções Didático-Pedagógicas, V. 2, p. 5, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
À capacidade ou sensibilidade para perceber sensações, sentimentos; uma espécie de senso estético, dá-se o nome de
Alternativas:
a)
fruição.
b)
criatividade.
c)
criticidade.
d)
reflexão.
e)
estesia.
2)
O ser humano aprende continuamente explorando, experimentando, indagando, relacionando-se com os outros e com o ambiente e aprendendo de outros e com os outros (Carvajal & Garcia, 2001). Sem a linguagem não nos constituímos sujeitos, estar na linguagem é estar significando e sendo significado.
CARNEIRO, Maria Kulcheski. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor. Produções Didático-Pedagógicas, V. 2, p. 8, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
Marque o conceito relacionado ao aproveitamento de cada elemento de maneira prazerosa.
Alternativas:
a)
Reflexão.
b)
Fruição.
c)
Estesia.
d)
Cultura.
e)
Leitura.
3)
Viver em uma sociedade em letramento requer de todos, habilidades para concretizar distintas formas de leituras que emergem cotidianamente. Neste sentido, a escola deve oferecer condições reais para a preparação do/a educando/a a níveis mais elevados do conhecimento, oportunizar-lhes o acesso aos conteúdos de forma contextualizada e crítica, assegurando-lhes relacionar o conhecimento produzido à realidade social em que estão inseridos.
CARNEIRO, Maria Kulcheski. Os desafios da escola pública Paranaense na perspectiva do professor. Produções Didático-Pedagógicas, V. 2, p. 9, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2019.
Em relação ao contexto apresentado, leia o excerto a seguir, completando suas lacunas.
O ponto de partida para uma análise semiótica do texto em sala de aula, é ________________________a ideia em relação ao material, que pode ser _____________________ou _____________________, que constituem uma unidade de significação estruturada pela mobilização de diferentes mecanismos de produção de ____________________, buscando o que esse mecanismo diz e como realiza.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
apresentar aos alunos / manifestação artística / uma imagem / leitura.
b)
identificar com os alunos / um texto escrito / uma figura / imagem.
c)
discutir com os alunos / uma manifestação verbal / uma imagem / sentido.
d)
caracterizar para os alunos / uma manifestação verbal / uma imagem / reflexão.
e)
comparar com os alunos / um texto escrito / uma imagem / texto.
4)
Significado de Comunicação: Substantivo feminino. Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações.Transmissão ou recepção dessas mensagens: comunicação empresarial.
Disponível em: . Acesso em: 17/02/2019.
Ao emaranhado de discursos que disseminam princípios, valores, crenças e ideologias que podem orientar e ou refletir, em certa medida, a vida em sociedade, dá-se o nome de
Alternativas:
a)
interpretação.
b)
mídia.
c)
semiótica visual.
d)
semiótica comunicacional.
e)
cultura.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1 E, Estesia; 2 B,Fruição; 3 C, discutir com os alunos / uma manifestação verbal / uma imagem / sentido; 4 B, mídia.
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás