Quanto ao papel que a família deve desempenhar no processo de educação de crianças com deficiência, vale lembrar que cada uma enfrenta a deficiência de acordo com sua história, suas representações, crenças, valores culturais, condições objetivas e materiais, além da personalidade individual de cada membro. Contudo, existem algumas ações importantes que elas deverão empreender para que não só a criança com a deficiência, mas também os demais membros da família possam gozar de um certo grau de autonomia e independência.
Entre essas ações destacamos quatro. Portanto, qual das cinco alternativas abaixo apresenta uma ação que NÃO condiz com o papel desejado?
A)
Aceitar sem rejeição o novo membro, mesmo que suas características não sejam aquelas esperadas durante ao período de gestação e incentivar para que a criança participe na medida de suas possibilidades, da vida familiar cotidiana, inclusive nas situações sociais.
B)
Organizarem-se em grupos ou em associações de pais, que podem proporcionar, sobretudo às “novas famílias especiais”, uma rede de apoio, troca de experiências e ajuda mútua de valor inestimável.
C)
Evitar agir de maneira superprotetora, dificultando a construção da autonomia e da independência que o filho deveria conquistar como condição para o desenvolvimento de suas capacidades.
D)
Manter a criança isolada do convívio social, interagindo apenas no ambiente familiar para que não venha a adquirir hábitos e costumes diferentes daqueles que a família pretende oferecer.
E)
Enfrentar a cada dia seus medos, suas frustrações e suas limitações, decorrentes dos efeitos diretos do estigma social a que toda a família está exposta.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Letra D: Manter a criança isolada do convívio social, interagindo apenas no ambiente familiar para que não venha a adquirir hábitos e costumes diferentes daqueles que a família pretende oferecer.
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
D
Explicação:
D
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás