Leia os fragmentos e observe os dados da tabela que segue:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações do INEP. (CABOCLO, 2017, p. 155)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. (INEP, 2007, s/p)
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece como meta, que em 2022, o IDEB do Brasil seja 6,0 (seis) – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos.
Após uma análise estatística desses dados, considere as assertivas:
I – Em todos os anos observados, os índices do sistema estadual são superiores que os do sistema municipal.
II – Na última divulgação (2017), o IDEB (total) observado para esse nível foi de 5,8.
III – As redes públicas têm demonstrado uma constante diminuição em seus índices nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
IV – O IDEB avalia perfeitamente as escolas, não tendo necessidade de outras avaliações, pois esse índice já é suficiente para avaliar as instituições e seus projetos políticos pedagógicos.
V – Em relação ao IDEB, a rede privada não atingiu suas metas projetadas nos anos de 2011, 2013, 2015 e 2017.
Escolha uma opção:
a.
II e III, apenas.
b.
I, II e III, apenas.
c.
I, II, III, IV e V.
d.
I, II e V, apenas.
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
I,II E V A RESPOSTA CORRETA
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás