Em um aspecto clínico normal, como é a posição do trocânteres femorais em uma radiografia da pelve, em projeção AP? (Ref.: 202107417989)
a. O Ambos os trocânteres são visualizados lateralmente nas projeções em AP.
b. O trocânter maior é visto medialmente e o trocânter menor, posteriormente.
c. O trocânter maior é visto lateralmente e o trocânter menor, medialmente. d. Ambos os trocânteres são vistos medialmente nas projeções em AP.
E. O trocânter menor é visto lateralmente e o trocânter maior, medialmente.
Respostas
Resposta:
alternativa C
Explicação:
LIVRO DE MEDICINA DO ESTADO
Sobre os trocânteres femorais, a afirmativa mais coerentes para esta questão seria a opção C.
Para um melhor entendimento da resposta, faz-se necessário a compreensão de alguns conhecimentos sobre a pelve e trocânteres femorais, tais como o seu modo de observação em radiografias.
O que são trocânteres femorais?
O trocânter maior é o ponto mais proeminente no osso do fêmur. A radiografia simples é o exame mais utilizado para a sua visualização.
Há necessidade de realizar estudos radiográficos padronizados, tanto em sua execução quanto na série radiográfica, de acordo com as diferentes condições do paciente.
Radiografia da bacia incidência anteroposterior (AP)
A radiografia da pelve é um exame que serve para observar os ossos da coxa, as articulações sacroilíacas (trocânteres femorais) e a região proximal do fêmur.
As radiografias utilizam radiação ionizante para produzirem imagens do corpo humano, neste caso da região da bacia. A imagem é produzida tendo por base a radiação emitida e a recebida após atravessar o corpo humano.
O exame também pode ser utilizado no diagnóstico de diversas patologias, como doenças degenerativas do quadril.
Leia mais sobre saúde em:
https://brainly.com.br/tarefa/22885223
#SPJ2