O Êxodo
segundo a tradição bíblica, por volta de 1750 a.C. , um grande período de seca assolou a palestina, e os hebreus migraram para o Egito. Naquela época, o Egito estava sob o domínio dos hicsos, que chegaram a contratar muitos hebreus para trabalhos diversos, confiando-lhes inclusive importantes cargos públicos. Depois que os hicsos foram expulsos pelos egípcios ( no início do Novo império) , os hebreus passaram a sofrer perseguições e chegaram a ser escravizados.
Ainda segundo a bíblia, liderados por Moisés, os hebreus deixaram o Egito e iniciaram o retorno à palestina, em um episódio que ficou conhecido como Êxodo. De acordo com a tradição judaica, durante o retorno à palestina, Moisés recebeu de Yahweh, no Monte Sinai, as Tábuas da Lei -- duas placas de pedra nas quais foi escrito o Decálogo ( os Dez Mandamentos). Também conhecido como Lei Mosaica, o Decálogo tornou-se a base das regras civis, morais e religiosas dos hebreus.
Alguém faz o resumo para mim desse assunto, por favor
preciso urgentemente desse resumo.
Respostas
Resposta:
Origem dos hebreus
A história dos hebreus está relacionada com o patriarca Abraão. Esse personagem é apresentado no relato bíblico como um pastor seminômade que vivia na região de Ur, localizada na Mesopotâmia. Esse relato conta que Abraão teria recebido uma profecia para que abandonasse a região e se estabelecesse em outro lugar, que seria indicado por Deus.
Essa migração levou Abraão a Canaã, local que atualmente conhecemos como Palestina. Lá os hebreus encontraram terras férteis no Vale do Rio Jordão, embora muitos tenham se estabelecido em regiões desérticas. O seminomadismo continuou sendo uma prática comum, e essa fase iniciada por Abraão ficou conhecida como Período dos Patriarcas.
Migração para o Egito
Depois de se estabelecerem em Canaã, os hebreus mudaram-se para o Egito. Existe divergência dos historiadores se essa migração aconteceu em pequena ou larga escala. De toda forma, acredita-se que isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. A motivação dessa migração teria sido a escassez de alimentos em Canaã, enquanto no Egito havia abundância de terras férteis.
A chegada dos hebreus ao Egito teria coincidido com o período em que a região estava sob domínio dos hicsos, um povo de origem semita, como os hebreus. Isso possibilitou que os hebreus se estabelecessem no território egípcio sem problemas, chegando até a ocupar posições de proeminência na administração do Egito.Depois da expulsão dos hicsos, os hebreus teriam sido punidos pela colaboração com os invasores. Os hebreus, escravizados pelos egípcios, conseguiram sua libertação por meio de Moisés, em aproximadamente 1300 a.C.
Retorno a Canaã
A libertação do Egito e o retorno dos hebreus para Canaã configuraram o chamado Êxodo. Os historiadores afirmam que a migração de hebreus do Egito para Canaã aconteceu, embora afirmem que a quantidade de hebreus que migrou não deve ter sido tão grande como sugere a narrativa bíblica. Então podemos dizer que a história do Êxodo realmente ocorreu, mas foi apresentada de forma mitificada na Bíblia.
De toda forma, os hebreus viveram como nômades na Península do Sinai e depois procuraram fixar-se em Canaã, mas a região já era ocupada por outros povos, como cananeus e filisteus.
Monarquia
Após se estabelecerem em Canaã, os hebreus deram início a uma fase de centralização do poder e expansão de suas fronteiras, o que resultou no surgimento da monarquia hebraica. Essa monarquia surgiu por meio de Samuel, o último juiz hebreu, que, no final do século XI a.C., decidiu coroar Saul como rei.
A monarquia era a alternativa, pois uma liderança forte poderia garantir a defesa dos hebreus. A monarquia hebraica teve três grandes reis, que foram:
Saul (1030-1010 a.C.); Davi (1010-970 a.C.
Salomão (970-930 a.C.).
Obs.: As datas são aproximativas e datam o auge da monarquia hebraica.
Diáspora
Depois do reinado de Salomão, o Reino de Israel enfraqueceu-se. A unidade territorial foi quebrada quando o reino se dividiu em dois: Reino de Judá e Reino de Israel. Esse enfraquecimento permitiu que assírios, caldeus, persas, macedônios e romanos conquistassem a região. Durante o domínio babilônico (caldeus), os hebreus foram escravizados, e o Templo de Jerusalém, destruído, no século VI a.C.
A Bíblia é uma fonte histórica?
Como dito, os hebreus eram um povo da Antiguidade de caráter seminômade que se estabeleceu na região de Canaã, formando lá um reino para si. Grande parte da trajetória desse povo pode ser encontrada nos textos bíblicos do Antigo Testamento, e isso nos remete à questão se a Bíblia pode ou não ser considerada um documento histórico.