Shneiderman (1998) apresenta suas regras de ouro em seu livro Designing the User Interface. Esses princípios são os precursores entre as listas de heurísticas de usabilidade, que nos orientam na concepção da avaliação de boa parte dos sistemas interativos. Essas regras vêm sendo aperfeiçoadas ao longo das últimas décadas, já que, a cada edição do livro, ocorreram algumas mudanças relacionadas à Tecnologia e ao acesso à informação. A regra de ouro que tem como característica: “quando o usuário efetua alguma atividade no sistema, é interessante termos um retorno. Para ações repetitivas e de menor importância, a resposta pode ser simples, enquanto para ações pontuais e importantes, a resposta deve ser mais relevante” é classificada como:
A)
Ofereça prevenção e tratamento de erros.
B)
Busque manter a compatibilidade.
C)
Permita desfazer ações facilmente.
D)
Permita que usuários habituais utilizem atalhos.
E)
Ofereça retorno informativo.
Respostas
Resposta:
E) Ofereça retorno informativo.
Lembrando que a alternartiva pode mudar de acordo com a prova.
Explicação:
Está no PDF.
Em relação às regras de ouro de Shneiderman é correto se afirmar o que se encontra na alternativa:
E) Ofereça retorno informativo
Sobre a regra do retorno informativo
O conceito desta regra de outro diz respeito à seguinte normativa, a cada ação da pessoa que usa o sistema deve existir um retorno para usuário de alguma forma, de modo que a esclarecer o que está ocorrendo naquele momento.
Em atividades de alta frequência e baixa relevância, a resposta pode ser mínima, porém, para ações não regulares e de maior importância, o retorno deve ser mais consistente e enfático. O visual é também muito importante pois pode favores que o retorno seja dado de forma mais clara.
Saiba mais sobre as regras de ouro em:
https://brainly.com.br/tarefa/50209519
#SPJ2