I – O protecionismo ambiental é relativamente recente, tendo o país atravessado uma longa fase de exploração desregrada de seus recursos desde o descobrimento, no ano de 1500, sendo que as noções relativas a efetiva necessidade de proteção ambiental e as consequências da exploração desregrada, só vieram à tona recentemente.
II - A visão econômica do meio ambiente, nada tem haver como uma preocupação ou mesmo uma percepção do legislador de que os bens naturais não eram infinitos.
Tendo por base as assertivas acima, assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)
As assertivas I e II estão corretas.
b)
Somente a assertiva II está correta
c)
Somente a assertiva I está correta
d)
As assertivas I e II estão incorretas.
e)
A assertiva I está parcialmente correta e a assertiva II está correta.
Respostas
Resposta:
c) somente a assertiva 1 está correta
Apenas a assertiva "I" está correta, sendo a alternativa correta, portanto, a letra "C". A preocupação com a proteção ambiental é, de fato, recente no Brasil e no mundo, mas a visão econômica do meio ambiente se trata justamente de uma preocupação com a finitude dos recursos naturais.
Proteção ambiental e desenvolvimento sustentável
As primeiras preocupações com a proteção ambiental no cenário internacional começaram a surgir, de forma mais integral e coerente, a partir da Conferência de Estocolmo de 1972.
No Brasil, apesar de haver certa legislação esparsa com preocupação ambiental mais antiga (Código Florestal de 1934; Código de Águas de 1934), a primeira lei que tratou da proteção ao meio ambiente de forma integral foi a Lei de Política Nacional de Meio Ambiente em 1981 (Lei nº 6.938/1981).
Essa preocupação ambiental começa a surgir justamente com uma visão econômica relacionada a uma preocupação com a finitude dos recursos naturais, o que se consolida com a consolidação da ideia de desenvolvimento sustentável na Declaração do Rio de 1992.
Para saber mais sobre o desenvolvimento sustentável, veja o link a seguir: https://brainly.com.br/tarefa/10160901
#SPJ2