1. A Base Nacional Comum curricular (BNCC) propõe para o componente Geografia a divisão em cinco unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental, em uma progressão das habilidades. Dessa forma, ao indicar a temática “o sujeito e seu lugar no mundo”, espera-se que os alunos:
A) compreendam as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos.
B) identifiquem os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos.
C) desenvolvam o pensamento espacial.
D) desenvolvam as noções de pertencimento e identidade.
E) compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e global.
Respostas
Resposta:
D) desenvolvam as noções de pertencimento e identidade.
Explicação:
Correta para atividade da semana 2 - AVA
Resposta:
PERGUNTA 1
A Base Nacional Comum curricular (BNCC) propõe para o componente Geografia a divisão em cinco unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental, em uma progressão das habilidades. Dessa forma, ao indicar a temática “o sujeito e seu lugar no mundo”, espera-se que os alunos:
Resposta: desenvolvam as noções de pertencimento e identidade.
PERGUNTA 2
Pensar espacialmente, compreendendo os conteúdos e conceitos geográficos e suas representações, também envolve o raciocínio, definido pelas habilidades que desenvolvemos para compreender, a estrutura e a função de um espaço e descrever sua organização e relação a outros espaços, portanto, analisar a ordem, a relação e o padrão dos objetos espaciais. (CASTELLAR, 2017, p. 164). O Currículo Paulista de Geografia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais destaca o desenvolvimento do raciocínio geográfico como uma maneira de exercitar o pensamento espacial por meio de princípios fundamentais. Dentre eles podemos listar:
Resposta: analogia; conexão e diferenciação
PERGUNTA 3
Entende-se que a Geografia Escolar tem uma contribuição fundamental no processo de formação dos alunos da educação básica, ao proporcionar conhecimentos específicos e imprescindíveis para a formação cidadã. Assim, muitos dos pesquisadores defendem que pensar em quais são esses conhecimentos, em como serão produzidos nas diversas práticas pedagógicas escolares e porque devem ser priorizados em cada esfera de ensino deve fazer parte:
Resposta: do trabalho docente.
Explicação:
Avaliado pelo AVA 10/10