A de insígnia (ou emblema) do policial que cada um tem dentro de si para controlar, aprisionar e domesticar seu corpo para atingir a 'boa forma', a de grife (ou marca), símbolo de um pertencimento que distingue como superior aquele que o possui e a de prêmio (ou medalha) justamente merecido pelos que conseguiram alcançar, por intermédio de muito esforço e sacrifício, as formas físicas mais 'civilizadas'."
(BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987, p. 39)
O excerto acima ilustra a relação entre o corpo e a cultura.
I- Podemos perceber que os corpos, como se apresentam, são o resultado de uma complexa interação entre múltiplos componentes sociais e culturais.
II- O corpo está sujeito, então, a inúmeros processos culturais e sociais.
III- O corpo é uma representação dos modelos impostos pela cultura.
Está correto o que se afirma em:
A)
Apenas II.
B)
Apenas III.
C)
Apenas I e III.
D)
Todas as alternativas estão corretas.
E)
Apenas I.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
D TODAS ESTAO CORETAS
Explicação:Qual a relação do corpo com a cultura?
Enquanto ordem simbólica podemos afirma que o corpo é uma representação dos modelos impostos pela cultura. Esse corpo é submetido a uma cultura somática entendida como sistema de regras, que são o produto das condições objetivas, ou seja, conforme o modelo de "dever-se'.Estas questões nos levam a refletir sobre estes conceitos dualistas, a fim de identificar características particulares da cultura e até que ponto estão atreladas ao conceito cultural que, frequentemente, tem distanciado o homem do seu universo natural. Pode-se afirmar que a cultura está naturalizada e natureza se encontra "culturalizada".
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás