“Muitas empresas estão mudando a maneira de desenvolver e executar seus planos estratégicos. Tradicionalmente, o planejamento estratégico vinha de cima. Os altos executivos e unidades especializadas de planejamento desenvolviam metas e planos para toda a empresa. Os gestores táticos e operacionais recebiam essas metas e planos e limitavam-se a preparar procedimentos e orçamentos para suas unidades. Atualmente, cada vez mais a alta administração envolve os gestores de toda a empresa na formulação de estratégias. No ambiente atual, altamente competitivo e em mutação acelerada, os executivos precisam procurar por ideias em todos os níveis da empresa. Embora a alta administração continue a fornecer a direção estratégica da empresa, ou sua “visão”, os gestores táticos e operacionais oferecem insumos importantes para o plano estratégico. Esses gestores também podem formular ou alterar seus próprios planos, conferindo mais flexibilidade e capacidade de resposta à empresa”.

BATEMAN, T.; SNELL, S; Administração. 2. ed. Porto Alegre: McGraw Hill, 2012. p. 79.

Segundo o fragmento apresentado, de BaTeman e Snell, o planejamento estratégico:

a.
É realizado no nível estratégico das organizações, conforme o próprio nome já explica.

b.
É realizado no nível tático, ou seja, alinhando procedimentos específicos e necessários em cada um dos níveis inferiores das empresas.

c.
É realizado no nível operacional, ou seja, transformando planos e metas gerais em específicos para cada departamento.

d.
É realizado pelos gestores da organização, integrando o planejamento e todos os níveis de gestão em apenas um processo chamado gestão estratégica.

e.
É realizado pela alta gestão das organizações, que tem mais experiência no processo e tomam as decisões estratégicas.

Respostas

respondido por: geografiaatualidades
0

Resposta:

d.

É realizado pelos gestores da organização, integrando o planejamento e todos os níveis de gestão em apenas um processo chamado gestão estratégica.

Explicação:

Perguntas similares