• Matéria: Sociologia
  • Autor: lopesflavia2802
  • Perguntado 3 anos atrás

Em que podemos dizer que a resistência das mulheres afro-descendentes contribuíram para o empoderamento das mulheres brasileiras ao passar do tempo ?
Me ajudem pfv preciso de uma resposta

Respostas

respondido por: jonasdrodriguezr
0

Explicação:

Mais Justiça, Menos Desigualdades

Imprensa|Contato 

OXFAM Brasil 

DOE

Blog

A participação de mulheres negras na política importa! Entenda os motivos

25/06/2020Tempo de leitura: 3 minutos 

Foto: Ondas da Resistência

Você já reparou na pouca representatividade das mulheres negras na política? Apesar de 27% da população feminina se declarar negra, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE, mulheres negras representam apenas 2% do Congresso Nacional e são menos de 1% na Câmara dos Deputados.

Como mostramos em nosso relatório “Tempo de cuidar: o trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade“, essa é uma questão mundial: em todo o mundo as mulheres representam apenas 25% dos parlamentares eleitos.

Mas afinal, se são a maioria, por que as mulheres, em especial as mulheres negras, têm tão pouca representatividade política?

Origens do problema

A razão da baixa representatividade das mulheres negras na política está em questões estruturais da nossa sociedade: machismo e racismo.

Antes de tudo, as mulheres negras precisam lutar para sobreviver. De acordo com o Atlas da Violência de 2019, 66% de todas as mulheres assassinadas no país naquele ano eram negras. Além disso, 63% das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza, de acordo com a última Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE.

Uma vez garantida a vida e superada a miséria, os desafios continuam. Apesar de, pela primeira vez, os negros serem maioria nas universidades públicas, como aponta a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil do IBGE, mulheres negras ainda recebem menos da metade do salário dos homens brancos no Brasil.

Com tantos desafios postos, como garantir a participação de mais mulheres negras na política?

Perguntas similares