5) O processo de fundição necessita de um controle bastante rígido para assegurar sucesso na execução. Não é raro, por exemplo, o surgimento de defeitos na peça acabada. Este defeito pode surgir por diferentes fatores. Cite alguns dos fatores e sua justificativa.
Respostas
Resposta:
Baixa temperatura de vazamento, o que gera um metal com baixa fluidez. Para esse caso, recomenda-se aumentar a temperatura de vazamento.
Canais de vazamento muito pequenos, o que gera um preenchimento lento do molde e um resfriamento do líquido antes de ser preenchida a cavidade do molde. Nesse caso, é recomendada uma análise do dimensionamento dos canais.
Formação de bolhas de ar/gases no interior do molde, impedindo o preenchimento pelo metal líquido. Para essa causa, é necessário avaliar a permeabilidade do molde para a saída de gases.
Explicação:
Pagina 63 do livro
Existe inúmeras possíveis causas de defeitos no processo de fundição, três delas são:
- Metal fundido fora da temperatura ideal: Caso o metal não esteja aquecido e fundido na temperatura correta, o metal não possui fluidez e pode comprometer o preenchimento do molde.
- Formação heterogênea: A entrada de gases no molde enquanto o metal fundido é inserido, pode acarretar em bolhas de ar no produto final, comprometendo a qualidade.
- Mudanças bruscas de temperatura: Caso a mudança de temperatura seja brusca, o metal em questão pode sofrer rachaduras e/ou perder algumas propriedades no produto final.
- Volume incorreto de metal fundido: Ao inserir a quantidade errada de volume do metal fundido, ao resfriar e "encolher", a peça final pode sofrer alterações em sua forma.
O que é o processo de fundição?
Pode-se definir a fundição como o processo de inserir determinado metal no estado líquido (portanto, fundido) em um molde da forma desejada. Após o resfriamento e solidificação, é esperado que se tenha o objeto da forma proposta.
Saiba mais sobre fundição em: brainly.com.br/tarefa/1869194
#SPJ1