A elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS é um dos aspectos importantes para o correto manejo dos resíduos de uma instituição. Uma das formas de avaliação é aquela que envolve a escolha de indicadores. Os indicadores adequados irão monitorar com mais eficiência todo o fluxo dos RSS na instituição.
O monitoramento por meio dos indicadores adequados é fundamental para a verificação da eficiência e eficácia das rotinas operacionais em todas as fases do processo de gestão dos resíduos, gerando economia de tempo e recursos.
Você faz parte de uma equipe que está desenvolvendo o plano de uma instituição de saúde e deve sugerir e justificar a escolha de alguns indicadores para a próxima reunião.
Pensando nisso e percebendo a importância de sua contribuição para o trabalho da equipe, verifique quais seriam os indicadores para monitorar e avaliar os seguintes aspectos:
a) Acidentes com perfurocortantes
b) Pessoas capacitadas em gerenciamento de resíduos
c) Geração de resíduo
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) Os acidentes com resíduos perfurocortantes ocorrem nas instituições de saúde e provocam danos aos trabalhadores que sofrem esse tipo de acidente. Nesse sentido, o correto descarte desse tipo de resíduo é fundamental para evitar o risco de acidentes.
O manejo de materiais perfurocortantes e o seu correto descarte demanda a conscientização dos profissionais que utilizam esse tipo de material, bem como de locais adequados para o descarte e destinação.
Assim, para o monitoramento dos acidentes com perfurocortantes, o indicador adequado verifica:
Taxa de acidentes com perfurocortantes em profissionais da limpeza – mensal e anual.
Total de acidentes com perfurocortantes em profissionais de limpeza.
Total de acidentes.
b) O processo de gestão e operacionalização de RSS demanda o treinamento e a capacitação dos recursos humanos de forma contínua. O investimento no treinamento determina a qualidade e a eficácia do gerenciamento e do manejo em todas as etapas.
Dessa forma, o indicador vai mensurar a quantidade de pessoas que passam pelo treinamento mensal ou anualmente:
Variação do percentual de pessoas capacitadas em gerenciamento de resíduos e o total de pessoas capacitadas.
c) A taxa de volume de resíduos gerado também é importante, pois impacta na necessidade de maior recurso financeiro e de pessoas para fazer a coleta, a segregação e o transporte dos resíduos. O aumento da produtividade, isto é, o atendimento de um maior número de pacientes e/ou procedimentos, demanda em um aumento do descarte de resíduos.
Dessa forma, o indicador da taxa de volume de resíduos é composto pela variação mensal da geração de resíduo e o total de geração por período determinado.