O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente, os maiores produtores estão na África Ocidental.
O chocolate, tal como é consumido hoje, é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortas, biscoitos etc.), mousses, sorvetes e outros doces.
Quanto ao chocolate de origem se pode dizer que:
a.
Refere-se somente a origem do chocolate.
b.
É aquele que tem como base o cacau vindo de uma única região e que apresenta, por isso, características específicas.
c.
É elaborado com o cacau forasteiro.
d.
É o chocolate feito com o cacau de uma única região e que ao mesmo tempo, tem também o processo de escolha do grão até a barra, realizado pela mesma empresa.
e.
É aquele no qual se tem o acompanhamento de todo o processo produtivo, desde a escolha do cacau, que costuma ser mais fino, até que ele chegue na fábrica.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: b
Explicação:
Os chocolates de origem são aqueles que têm como base o cacau vindo de uma única região e que apresentam, por isso, características
específicas. Essa denominação apareceu no final do século XX, quando o consumidor passou a ser mais exigente com a qualidade da matéria prima dos produtos que adquiria.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás