• Matéria: História
  • Autor: dalvanibevenuto68
  • Perguntado 3 anos atrás

AS - UNI 5 - SOCI CAP

Leia o trecho a seguir:



"Reconstituindo-se logicamente o trabalho da equipe de Belo Horizonte, verifica-se que seu passo inicial constituiu em elaborar uma súmula crítica do tradicionalismo, que foi desdobrada numa panorâmica da evolução da própria escola [...] Nesta súmula, a equipe formula ao que denomina de "Serviço Social Tradicional" (e que considera "inadequado à realidade latino-americana"[...]) [...]".

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 277.



A partir da leitura do fragmento podemos compreender que o "Método Belo Horizonte" traz em seu escopo a recusa às práticas tradicionalistas no Serviço Social, fazendo não apenas uma crítica ideológica, mas também no campo metodológico. Sobre o Método BH, podemos compreender que:

a.
ele tem uma fundamental relevância devido a sua consistência e preocupação com o rompimento do lastro conservador da profissão.

b.
a proposta de Belo Horizonte tem alguns limites, pois usa fontes secundárias acerca da perspectiva fenomenológica.

c.
a sua grande contribuição foi apenas no campo metodológico, pois visava romper com o tradicionalismo e o conservadorismo, apenas no âmbito da intervenção profissional.

d.
foi fundamental para a reatualização do Serviço Social com a perspectiva conservadora.

e.
os formuladores da proposta belo-horizontina esqueceram-se de pautar a autocritica dos limites apresentados na referida proposta, ausente de reflexões críticas sobre os profissionais.

Respostas

respondido por: w793515
0

Resposta:

a resposta dessa questão é a letra D

Perguntas similares