• Matéria: Química
  • Autor: malumel
  • Perguntado 3 anos atrás

Sempre próximo de nós, nossos smartphones utilizam uma moderna bateria de lítio, que se tornou uma tendência no mercado de uns doze anos para cá. Ela é relativamente mais barata de se fabricar e rende muito mais que outras baterias com composição química diferente.
O Lítio, que foi descoberto por Johan August Arfwedson em 1817, no desenvolvimento de um processo de análise do mineral de fórmula LiAl (Si 2 O 6 ). Posteriormente, descobriu-se lítio em outros minerais. Em 1818, G. Gmelin percebeu que os sais de lítio quando queimavam produziam chama vermelho-brilhante. O elemento lítio aparece em algumas águas minerais e em minerais como a lepidolita, o espodumênio, a petalita e outros. O isótopo natural 6 Li corresponde a 7,5% do total de lítio na natureza e na forma metálica, reage violentamente com a água, produzindo hidróxido de lítio, LiOH, liberando o gás hidrogênio, que é totalmente inflamável.
Além disso, na medicina o lítio é usado há mais de 140 anos como antidepressivo e antirreumático. O carbonato de lítio (Li 2 CO 3 ) é o princípio ativo de remédios para controle da psicose maníaco depressiva (PMD). O tratamento com sais de lítio é denominado litioterapia. E as pilhas de lítio recarregáveis são leves e oferecem alta densidade de carga, assim utiliza-se a de lítio-iodo em marca-passos, pois além de ter uma grande durabilidade (que pode chegar a até 10 anos), ela não solta gases que poderiam ser prejudiciais para o paciente, sendo fechada hermeticamente.
Em todos os compostos de lítio, cujas as moléculas são expostas no texto, esse elemento encontra-se sob qual forma (átomo, íon, valência...)?

Respostas

respondido por: Thoth
1

LiAℓ(Si₂O₆), LiOH e Li₂CO₃ são compostos iônicos, logo, o lítio está na forma de íon (LI⁺);

Apresenta valência +1.

Perguntas similares