Uma das observações de Bohr foi a emissão de cores variadas quando diferentes elementos químicos são submetidos à combustão. Como Bohr explicou esse fenômeno?
Respostas
Resposta:
Através do Teste da Chama.
Explicação:
Em 1913, Niels Bohr, após uma série de experimentações e ensaios matemáticos, elaborou três postulados muito importantes para a compreensão que temos hoje a respeito da estrutura atômica.
Enquanto o elétron está numa determinada orbita, sua energia é constante.
Se o elétron receber energia suficiente, ele saltará a uma orbita com energia superior.
Ao retornar a sua orbita de origem, o elétron emite, na forma de ondas eletromagnéticas, a mesma quantidade de energia absorvida.
Com relação ao teste da chama, os postulados de Bohr prestam-se muito bem ao se buscar uma explicação às observações. A queima de um sal metálico implica na promoção de elétrons, cujo retorno é revelado pela emissão de luz. Assim, um elétron pode passar de um nível para outro de maior energia, desde que absorva energia externa (ultravioleta, luz visível, infravermelho etc.).
Quando isso acontece, dizemos que o elétron foi excitado e que ocorreu uma transição eletrônica. Já a transição de retorno deste elétron ao nível inicial se faz acompanhar pela liberação da energia na forma de ondas eletromagnéticas, como, por exemplo, a luz visível, que é percebida por nossos sentidos como uma coloração.
Explicação:
A chama fornece energia suficiente para excitar os elétrons atômicos. Para voltar ao estado de menor energia os átomos precisam liberar energia, nesse caso a os elétrons voltam para o seu estado original emitindo fótons. A partir da relação de plank podemos obter inclusive a energia dos fótons emitidos, para o caso fótons de luz essa diferença de energia é apresentada atravéz de diferentes cores.
Como diferentes elementos químicos apresentam diferentes energias de ligações eletrônicas, cada elemento vai possuir um espectro de emissão característicos. Logo o modelo de Bohr explica esse efeito.