Em 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, pouco tempo depois de completar seu bicentenário, foi atingido por um incêndio de grande magnitude que destruiu quase todo o acervo de mais de 20 milhões de itens que foram acumulados em 200 anos de existência. Era considerada a instituição matriz da ciência no Brasil e configurava os avanços científicos, o conhecimento e a riqueza cultural do país e do mundo. Era especializado nos estudos de paleontologia, antropologia, geologia, zoologia, arqueologia e etnologia biológica.
Sobre a importância do Museu Nacional, é possível afirmar:
a) A produção científica não se perde, pois os itens expostos e arquivados foram digitalizados e sua destruição não tem importância.
b) Não houve impacto ou perdas com relação ao patrimônio cultural indígena, pois muitas etnias que ainda vivem no país poderão fornecer materiais para estudos na área de antropologia e etnologia.
c) O museu sofreu corte de investimentos públicos, mas esse fato não contribuiu em nenhum aspecto para a ocorrência do acidente.
d) O incêndio do Museu pode ser entendido como se o Brasil perdesse sua memória e demonstra o sucateamento dos museus nacionais.
Respostas
respondido por:
2
Sobre a importância do Museu Nacional, a alternativa correta é a letra D) O incêndio do Museu pode ser entendido como se o Brasil perdesse sua memória e demonstra o sucateamento dos museus nacionais.
Análise das afirmações sobre o Museu Nacional:
- a) A primeira asserção está ERRADA, dado que a produção científica pode ser perdida com queima de arquivos.
- b) A segunda asserção está ERRADA, uma vez que o patrimônio cultural indígena sofreu muitas perdas.
- c) A terceira asserção está ERRADA, visto que o corte de investimento público no museu contribuiu fortemente para o acidente.
- d) A quarta asserção está CORRETA, porque o incêndio no museu é como uma grande perda de memória ao Brasil.
Veja mais sobre o Museu Nacional:
https://brainly.com.br/tarefa/22122969
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás