“Em 2003, o Projeto Genoma Humano fez história ao sequenciar 92% do genoma humano. Mas por quase duas décadas desde então, cientistas lutam para decifrar os 8% restantes. Agora, uma equipe de quase 100 cientistas do Consórcio Tlomere-to-Telomere (T2T) revelou o genoma humano completo – a primeira vez que foi sequenciado em sua totalidade, dizem os pesquisadores. A nova pesquisa introduz 400 milhões de letras ao DNA previamente sequenciado – o valor de um cromossomo inteiro. O genoma completo permitirá aos cientistas analisar como o DNA difere entre as pessoas e se essas variações genéticas desempenham um papel na doença.” Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2022. Considerando as técnicas de sequenciamento de DNA, ANALISE as assertivas abaixo: I. O método de Sanger utiliza o mecanismo de síntese de DNA, os DNA polimerases, uma fita de DNA complementar, um iniciador marcado radioativamente, desoxinucleotídeos trifosfatos (dNTPs) e didesoxinucleotídeos (ddNTP’s). II. O pirosequenciamento consiste na incorporação de um nucleotídeo que traduz a emissão de luz a partir de um pirofosfato liberado na reação quando cada nucleotídeo específico é incorporado à molécula de DNA. III. O sequenciamento automatizado de Sanger analisa as fitas de DNA marcadas com qualquer um dos quatros desoxinucleotídeos trifosfatos (dNTPs) marcados com compostos fluorescentes, que são usados para identificar cada uma das posições dos diferentes nuAlternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I, II e II, apenas.cleotídeos na cadeia. É CORRETO o que se afirma em:
Respostas
A partir da leitura das alternativas sobre sequenciamento do DNA, as corretas são a I e II.
Vamos entender melhor.
Sequenciamento do DNA
O sequenciamento do DNA nada mais é do que a determinação da sequência de nucleotídeos de uma fita de DNA. A partir do sequenciamento, é possível conhecer os genes codificadores de proteínas e diversas outras características do organismo.
Dentre as diferentes formas de sequenciar o DNA, temos o sequenciamento de Sanger, que é o mais usado na genética.
Sequenciamento de Sanger
Também chamado de método de terminação de cadeia, o sequenciamento de Sanger é comumente utilizado para sequências nucleotídicas que apresentem até 900 pb. Nesse sequenciamento ocorre através da conversão do DNA numa fita simples que servirá de molde para sintetizar novas fitas de DNA, que terminarão cada uma com um nucleotídeo diferente (didesoxinucleotídeo).
A amostra sequenciada será adicionada num tubo com DNA polimerase, primer, nucleotídeos e didesoxinucleotídeos (ddNTP) marcados com corantes. Após a reação de Sanger, a sequência é levada para a eletroforese capilar em gel que irá "correr" a sequência sob a iluminação de um laser que auxiliará o detector a perceber o corante dos didesoxinucleotídeos (ddNTP).
Por fim, essa reação formará um cromatograma, que a partir dos picos de fluorescência, pode-se determinar a sequência de DNA.
A automação do método de Sanger permitiu que, ao invés da reação ser realizada em quatro tubos diferentes, a reação pode ser feita em um único tubo contendo os quatro ddNTP, mas que serão detectados da mesma forma.
Pirosequenciamento
É outra forma mais recente de sequenciar o DNA, baseada na síntese da fita. Nessa técnica, há a liberação de um grupamento pirofosfato após a incorporação de um nucleotídeo a cadeia.
Esse pirofosfato gerará um ATP que levará a conversão enzimática da enzima luciferase em fótons, liberando assim uma luz detectável a cada incorporação nucleotídica.
A sequência nucleotídica é determinada pelos picos de luz durante a reação.
Aprenda mais sobre Sequenciamento do DNA em: brainly.com.br/tarefa/37869051
#SPJ1
8️⃣8️⃣9️⃣9️⃣3️⃣7️⃣6️⃣8️⃣255