Os estudos sobre o cérebro humano têm diversas teorias e compreensões acerca de sua estrutura, adaptação e funcionalidades. O resultado dos comportamentos está diretamente ligado às conexões cerebrais e ao que elas produzem no fisiológico, assim sendo, regiões diferentes do cérebro reagem sobre questões específicas do corpo.
É sabido que o cérebro humano pode ser pensado a partir de alguns construtos teóricos. Todos são congruentes sobre a existência de 3 encéfalos, tendo cada um sua funcionalidade e reflexões na forma de configurar a felicidade.
Observe as regiões de encéfalos a seguir e relacione com as respectivas funcionalidades.
A - Tronco encefálico
B - Límbico-hipotalâmico
C - Tálamo-cortical
1 - Conhecido como sistema emocional.
2 - Conhecido por ser racional.
3 - Mais primitivo, funcionamento do corpo todo.
Marque a alternativa correta.
A. A3; B1; C2.
B. A3; B2; C1.
C. A2; B1; C3.
D. A1; B3; C2.
E. A1; B1; C3.
Respostas
Resposta:
A - 3;
B - 1;
C - 2.
Explicação:
Com base na teoria do cérebro trino, o tronco encefálico é a parte mais primitiva do nosso sistema nervoso central. Herdamos esta estrutura dos répteis, e por isso ela também é conhecida como cérebro reptiliano.
O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.,
O tálamo possui um papel importante para o funcionamento correto do córtex. O cérebro racional, neocórtex, é o que diferencia o homem/primata dos demais animais.
Resposta:
A. A3; B1; C2.
Explicação:
Na perspectiva neuronal, o encéfalo divide-se em três regiões, onde estão alocadas funções subjacentes. O tronco encefálico, a região mais primitiva, também chamado de reptiliano, é o que mantém o funcionamento do sistema o tempo todo, ou seja, "cuida" e equilibra as ações. Já o límbico-hipotálamo é conhecido como sistema emocional, pois ele processa todo e qualquer evento que chega ao cérebro, decodificando as emoções e os sentimentos. O tálamo cortical já é conhecido por ser racional, e aqui ficam arquivadas todas as informações e os conhecimentos acumulados durante toda a existência, preservando a memória.