(8° ano)
7: o decreto de Berlim
[...] Artigo 5º o comércio de mercadorias inglesas é proibido e qualquer mercadoria pertencem senti a Inglaterra ou pro Vincent de suas fábricas e suas colônias é declarado boa presa [...]
artigo 7° nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das suas colônias inglesas ou lá tendo estado da publicação do presente decreto será recebida em porto algum.
Os artigos apresentados fazem parte do Decreto que estabeleceu o bloqueio continental contra a Inglaterra no entanto, apesar das determinações de Napoleão, nem todos os países obra de serão integralmente as ordens francesas. Cite pelo menos um país que resolveu não cumprir o bloqueio e explique as consequências dessa desobediência.
Respostas
Resposta:
Portugal
Explicação:
O Governo de Portugal se recusava á aderir ao bloqueio devido á sua aliança com a Inglaterra, da qual era extremamente dependente. Suas riquezas vinham de suas colônias, principalmente do Brasil. Com um reino decadente, Portugal não tinha como enfrentar Napoleão. O fato de Portugal depender das manufaturas inglesas fez com que o príncipe regente Dom João VI não aderisse ao Bloqueio Continental. Os portugueses não tinham condições de reagir militarmente a um ataque francês e nem de desistir de manter acordos comerciais com a Inglaterra
O que foi o Bloqueio Continental e por que ele fracassou?
O Bloqueio Continental foi um decreto assinado pelo imperador francês Napoleão Bonaparte em 1806. Essa resolução proibia países europeus de comercializarem produtos ingleses. Napoleão Bonaparte foi imperador da França e decretou o Bloqueio Continental para arruinar a economia da Inglaterra.
Quais as consequências desse bloqueio para o Brasil?
Alguns setores foram prejudicados, inclusive na França, como a indústria naval. Portugal colocou-se contra a imposição de Napoleão. Com a ajuda dos ingleses, a família real transferiu-se para o Brasil.