TEXTO I: A CARTEIRA (Machado de Assis)
TEXTO II: CAMPANHA VOTO ÉTICO- TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (MS)
MOMENTO 2 -VISÕES DE MUNDO NOS TEXTOS
1) Discutam e respondam às questões, em pares ou grupos, anotando as informações considera- das importantes no caderno.
a) Vocês percebem conexões entre os textos I e Il? Quais?
b) Na opinião do grupo, o que esta conexão entre passado e presente propõe em relação à questão da ética? Sobre o Texto I
2) Ao longo do conto, encontram-se palavras de pouco uso nos dias de hoje, como: mofinas, remis- so, voragem e pilhérias. Vocês foram capazes de inferir o significado destas palavras pelo contex- to da obra ou foi necessário utilizar o dicionário? Comentem.
3) Qual poderia ter sido a intenção do autor ao escrever um conto sobre a perda de uma carteira, considerando que este é um acontecimento corriqueiro?
4) Diante da carteira encontrada, Honório se vê frente a um dilema: devolvê-la ou não. Relacio- nem os motivos que poderiam influenciá-lo a ficar com a carteira, e os que o levariam a procurar o dono.
Respostas
1 / A - Tanto o texto I de Machado de Assis, “A Carteira”, quanto o texto II “Campanha voto ético” apresentam a ética como ponto central de seu enredo.
No primeiro texto, o protagonista é um indivíduo que age de acordo com as regras e normas da sociedade em que está inserido. Esse jeito moral com que toma decisões ao longo da história é a representação da ética.
No segundo texto, uma campanha publicitária encomendada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, o foco é induzir o eleitor a votar baseado numa consciência social, agindo dessa maneira com ética.
B - Os textos apresentados possuem linguagem distintas e foram escritos em épocas completamente diferentes, porém é possível perceber que a questão da ética perdura entre os dois, ou seja, ela não apresenta distinção entre o passado e o presente.
Importante frisar que, apesar da questão da ética persistir ao longo dos anos, o que se considera ética e moral é determinado pela sociedade de determinada época seguindo padrões próprios.
Assim, o que era representação de ética e boa conduta do indivíduo em relação à sociedade no passado é diferente do considerado no presente.
O que é Ética
A ética é a maneira com que o indivíduo se porta perante a sociedade. Ela é regida por normas sociais e regras que são impostas por instituições e organização superiores (governos, monarquias, igreja) e servem para estabelecer um convívio pacífico entre todos os indivíduos de determinada sociedade.
É através do que se considera certo e errado que a ética será estabelecida, pois o indivíduo ético é aquele que segue o que é considerado certo para o local, época e instituição.
Conheça mais sobre Ética aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2771350
2 - Escrita em 1884, o conto “A Carteira” traz algumas palavras que eram muito comuns na época, mas que, hoje em dia, acabam causando estranhamento no leitor.
Por causa disso, o leitor não acostumado com clássicos da literatura e sua linguagem, acabam sendo obrigados a recorrerem ao dicionário para compreender de fato o que está sendo dito. Apesar de que, ao ler o conto, é possível compreender o contexto em que estão inseridas.
As palavras destacadas são um exemplo disso. Vejamos:
- morfinas - “andavam morfinas nos jornais”
sentido no texto = infortúnio, infelicidade
- remisso - “poucas causas, de pequena monta, e constituintes remissos”
sentido no texto = negligência, descuido
- voragem - “os jantares a comerem-se, um turbilhão perpétuo, uma voragem”
sentido no texto = consumir algo de maneira voraz
- pilhérias - “dizia uma ou duas pilhérias, ele respondia com três ou quatro”
sentido no texto = piada, algo engraçado
3 - Machado de Assis, ao escrever o conto “A Carteira”, trouxe ao leitor uma história em que a índole do personagem é testada ao se deparar com uma situação tão corriqueira, mas que o deixa em uma posição delicada de escolha.
Essa característica é uma das presentes no movimento literário Realismo, do qual Machado de Assis fazia parte: explorar o comportamento da psique humana perante a sociedade.
4 - No conto o dilema do personagem é proporcionado pela situação atual em que se encontra. Com dívidas gigantescas, ele vê na carteira encontrada a solução de seus problemas financeiros, tentando-o a ficar com ela.
Por outro lado, a consciência do certo e errado acaba pesando, fazendo-o se questionar se seria ético ficar com ela. Ao descobrir que pertencia ao seu amigo, ele decide por devolvê-la.
O que foi o Realismo
O Realismo foi um movimento literário que surgiu na França em meados do século XIX, se alastrando por outros campos da arte como o teatro e a pintura. Na literatura, a obra Madame Bovary foi o marco inicial do movimento.
Características do Realismo
- Contrário ao romantismo, prezava pelas críticas diretas à sociedade elitizada e suas instituições;
- Possuía um caráter descritivo e objetivo;
- Explorava as respostas da psique humana em relação à sociedade e suas falhas de conduta;
- Trazia cenas do cotidiano como forma de criticar a sociedade.
Conheça mais sobre Realismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/499457
#SPJ1