Respostas
Resposta:
Barroco no Brasil
Arte barroca brasileira: características
Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
Explicação:
ARTE BARROCA NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E PRINCIPAIS ARTISTAS
Ao longo dos séculos XVII e XVIII, artistas europeus adotaram um estilo cada vez mais elaborado. Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.
Hoje, o período barroco continua sendo um dos movimentos culturais mais celebrados na história da arte ocidental.
Neste post, vamos mostrar mais deste estilo extravagante, explorando suas características, artistas e conhecendo mais sobre Aleijadinho, o artista que marcou a arte barroca no Brasil.
ARTE BARROCA BRASILEIRA: CARACTERÍSTICAS
Com o nome de barroco, termo português para uma pérola de formato irregular, este período é definido pela grandeza e opulência de sua arte e arquitetura.
Com raízes em Roma, o movimento se espalhou pela Itália e outros países europeus entre 1600 e 1750, tornando-se particularmente popular na França, na Espanha e na Áustria.
A arte barroca no Brasil ganhou relevância com a chegada dos colonizadores portugueses, tendo seu apogeu no século XVIII, estendendo sua influência até as primeiras décadas do século XIX.
Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria.
Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.
O nordeste e o sudeste do Brasil reúnem grande parte do legado de obras barrocas brasileiras.
O estado de Minas Gerais e sua região região histórica – Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, entre outras cidades – guardam muitas igrejas, fachadas e praças que são joias da arte nacional desse estilo.
Na Bahia, as igrejas barrocas também são registros da exuberância das formas e das cores suntuosas que destacavam a religiosidade como guia e modelo da época.
PRINCIPAIS ARTISTAS DO BARROCO BRASILEIRO
Vamos falar de Aleijadinho em um tópico especial (abaixo), mas aqui vamos citar outros nomes de destaque da arte barroca no Brasil e alguns aspectos dos seus trabalhos:
Mestre Valentim: baseado no Rio de Janeiro, é autor de diversas obras de esculturas e entalhes. Além das artes religiosas, também fez obras de arte civil fora da temática religiosa.
Manoel da Costa Ataíde: mineiro de Mariana foi um ilustre autor da pintura barroca brasileira, ornamentando diversas igrejas.
Francisco Xavier de Brito e Manuel de Brito: artistas portugueses radicados no Brasil que criaram obras inspiradas no barroco romano.
ALEIJADINHO: O ARTISTA MAIS FAMOSO DA ARTE BARROCA NO BRASIL
Aleijadinho é um dos principais artistas do barroco brasileiro dos séculos XVIII e XIX e é amplamente creditado pela arquitetura barroca única de Ouro Preto em Minas Gerais.
Apesar de seu aparente sucesso e prestígio, sua vida não era fácil e estava envolta em dificuldades, brilho artístico e mistério.
“Aleijadinho” nasceu em 29 de agosto de 1738 (ou 1730. Fontes diferentes citam ambas as datas) como Antônio Francisco Lisboa. Durante sua vida, ele se tornou conhecido como o maior escultor e arquiteto do Brasil e foi especialmente famoso por sua arte barroca.
O apelido de Aleijadinho era era por causa de uma deficiência em sua mão, resultante de uma doença debilitante, que se acredita ter sido a lepra ou a esclerodermia.
A doença fez com que ele perdesse os dedos e criasse deformidades em seus pés, mas ele não desistiu de sua arte ou trabalho. Dizem que ele se tornou recluso e só trabalhava à noite, optando por cobrir-se com um pano se tivesse que sair durante o dia.
Uma de suas maiores obras são os Doze Profetas, um conjunto de esculturas de pedra-sabão que ele esculpiu entre 1800 e 1805. As esculturas estão em Congonhas do Campo e cercam o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, uma igreja em estilo rococó.
O que torna essa façanha particularmente notável é o fato de Aleijadinho ter amarrado um cinzel e um martelo nas mãos para completá-lo, já que ele não tinha mais dedos para segurar suas ferramentas. Ele também trabalhou com almofadas para apoiar os joelhos, pois as deformidades em suas pernas causaram a perda de seus pés.