3)
A pele das palmas e plantas, ao mesmo tempo encarregada da resistência a forças mecânicas intensas e com funções sensitivo-motoras refinadas, requer complexas interações entre diferentes genes para manutenção de suas funções. Mutações desses genes manifestam-se como queratodermias palmoplantares. Para cada podopatologia apresentada existe uma técnica de tratamento com instrumentos direcionados e que possuem suas peculiaridades para o melhor resultado.
Com as informações apresentadas, associe as podopatologias com as suas respectivas características de tratamento:
I. Palmoplantares primitivas
II. Fissuras superficiais por ressecamento
III. Fissuras profundas com hiperqueratose
( ) Realizar a antissepsia dos pés com clorexidina a 2% e enxaguar com água filtrada ou ozonizada, secará bem e aplicará algodão com clorexidina a 2%, o que será para realizar a emoliência de três minutos. Desbaste a região com lâmina de bisturi 20, com cabo 4, no sentido longitudinal da região da fissura e acerte o tecido o mais próximo do sulco da fissura, sem haver lesão. Hidrate com creme umectante próprio para este tipo de lesão, oclua com PVC por 20 minutos, retire o creme e, caso já exista lesão do tecido, aplique óleo de girassol, orientando o paciente sobre a importância da manutenção com creme umectante próprio para esse tipo de fissuras e, também, sobre a ingestão de líquidos, pois isto auxilia na hidratação interna.
( ) Trata-se de um grupo heterogêneo de doenças, cuja diagnose é feita com base na morfologia, distribuição, presença de anomalias associadas e padrão de herança. Em muitas formas, já foi esclarecido o gene causador. Há três padrões distintos de comprometimento: difuso (comprometimento uniforme da superfície palmoplantar), focal (mais evidente nas áreas de pressão ou atrito) ou pontuado (pequenas áreas de hiperqueratose que podem distribuir-se por toda a superfície palmoplantar ou restringir-se aos sulcos, por exemplo).
( ) Comece com a antissepsia dos pés com clorexidina a 2% e enxague com água filtrada ou ozonizada, seque bem, aplique algodão com clorexidina a 2% para realizar a emoliência de três minutos, faça o lixamento com lixa plantar de gramatura a ser avaliada conforme o ressecamento da região. É muito importante não haver lesão do tecido, então, faça hidratação com um creme umectante próprio para este tipo de fissura, oclua com PVC por 20 minutos, retire o creme e oriente o paciente sobre a importância da manutenção em casa com creme umectante próprio para este tipo de ressecamento.
A ordem correta de preenchimento das lacunas, de cima para baixo, é:
Selecione uma alternativa:
a)
I – II – III
b)
III – I – II
c)
II – I – III
d)
II – III – I
e)
III – II – I
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
Letra B
III – I – II
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
III - I - II
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás