O profetismo no Antigo Testamento visava direcionar os olhares do clero e dos sacerdotes para as viúvas, órfãos, estrangeiros e necessitados, isso se dava principalmente através de manifestações públicas dos oráculos de Javé, da mesma forma em o Novo Testamento Jesus suscita o texto do profeta Isaias quando apresenta sua missão para com os pobres, cativos, oprimidos e doentes, ato cumprido em seu ministério terreno curando, libertando e quebrando paradigmas étnicos e sociais. Em ambos momentos das escrituras é possível perceber ações objetivas em relação aos principais grupos alvo da intervenção social.
A respeito da relação da igreja e seu envolvimento com as políticas públicas, analise as afirmações a seguir:
I – As comunidades de fé devem posicionar-se em defesa dos mais necessitados, não por posicionamento político, mas por entendimento de sua missão reconciliadora de todas as coisas em Cristo.
II – O envolvimento profético dos cristãos na sociedade passa muito mais pela denúncia contra a opressão e marginalização do ser humano, do que em oráculos preditivos a respeito do futuro.
III – A manifestação do Reino de Deus se dá através da pregação do evangelho a partir do púlpito, todo envolvimento com pessoas em vulnerabilidade social deve passar exclusivamente pela evangelização pela palavra expositiva.
IV – Além do discurso, é necessário planejar e executar ações que visem transformar a comunidade em que estamos inseridos.
Assinale a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
2
Resposta: I, II, IV
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás