Quando as narrativas infantis brasileiras com as características marcantes como as de Monteiro Lobato foram excluídas o que foi inserido rapidamente no lugar?
Respostas
Resposta:
A literatura infantil.
Explicação:
Segundo Cademartori (2010), assim como Lewis Carrol em Alice no País das Maravilhas, a literatura infantil de Monteiro Lobato foge do lógico, do habitual, oferecendo o que não é normal, o inusitado, o absurdo e a desordem, de modo que desestabiliza os saberes dos que eram convictos e a confusão leva à riqueza de sentidos dos fatos ocorridos, e o jogo de palavras leva ao lúdico.
Por ser pensada como ferramenta de socialização, a literatura está inserida no currículo das escolas como proposta intelectual e afetiva e, segundo Cândido (2004, p. 17.), “a literatura confirma e nega, propõe e denuncia apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas”.
Considerando que a literatura é tida como universal e para todos, não podemos deixar de reconhecer como parte importante dessa literatura aquela que é voltada para o público infantil, ou seja, a literatura infantil.