• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elizangelapossato67
  • Perguntado 3 anos atrás

Fernando Hernández assinala que há uma corrente internacional preocupada com as mudanças nas Escolas de Ensino Médio, visto que não preparam para o mundo do trabalho e para prosseguir os estudos superiores. Escreve ele: “Essa falta de preparação é manifestada tanto pelas universidades como pelos empregadores, que percebem que os fundamentos da alfabetização, das estratégias e habilidades básicas e das atitudes adequadas para adaptar-se a uma realidade em mudança não foram adquiridos pelos estudantes ao acabar a Escola de Ensino Médio.” (Fernando Hernández, A transdisciplinaridade como marco para a organização de um currículo integrado, p. 41) Observe as explicações que justificam essa falta de preparação e assinale se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Diante da homogeneidade que mais ou menos imperou até agora, hoje se pode observar uma grande diversidade social, cultural e linguística entre os adolescentes que cursam a Escola de Ensino Médio, sobretudo nos países que acolheram emigrantes. ( ) Ao estender-se o período de escolarização básica, o que antes se ensinava a alguns poucos agora deverá ser ensinado a todos. Como consequência, um currículo que se destinava a uns poucos que iriam à universidade, agora é um currículo para todos, o que implica reajustes e mudanças tanto na orientação do que se considera que se deva aprender no Ensino Médio quanto nas validações e nas titulações que se obtenha uma vez cursado esses estudos. ( ) A organização do currículo por disciplinas é a única forma legitimada pela cultura e pela sociedade para ordenar e articular os conhecimentos e mesmo que uma minoria se adapte às expectativas criadas desde seu grupo social, deve ser estabelecida para todos os alunos da educação básica, pois se trata do que a civilização estabeleceu como conhecimento científico. V-F-F F-V-F F-V-V V-V-F V-F-V

Respostas

respondido por: patricia12toffoli
8

Resposta:

PERGUNTA 1

Fernando Hernández assinala que há uma corrente internacional preocupada com as mudanças nas Escolas de Ensino Médio, visto que não preparam para o mundo do trabalho e para prosseguir os estudos superiores. Escreve ele: “Essa falta de preparação é manifestada tanto pelas universidades como pelos empregadores, que percebem que os fundamentos da alfabetização, das estratégias e habilidades básicas e das atitudes adequadas para adaptar-se a uma realidade em mudança não foram adquiridos pelos estudantes ao acabar a Escola de Ensino Médio.” (Fernando Hernández, A transdisciplinaridade como marco para a organização de um currículo integrado, p. 41)

Observe as explicações que justificam essa falta de preparação e assinale se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( V  ) Diante da homogeneidade que mais ou menos imperou até agora, hoje se pode observar uma grande diversidade social, cultural e linguística entre os adolescentes que cursam a Escola de Ensino Médio, sobretudo nos países que acolheram emigrantes.

( V ) Ao estender-se o período de escolarização básica, o que antes se ensinava a alguns poucos agora deverá ser ensinado a todos. Como consequência, um currículo que se destinava a uns poucos que iriam à universidade, agora é um currículo para todos, o que implica reajustes e mudanças tanto na orientação do que se considera que se deva aprender no Ensino Médio quanto nas validações e nas titulações que se obtenha uma vez cursado esses estudos.

( F  ) A organização do currículo por disciplinas é a única forma legitimada pela cultura e pela sociedade para ordenar e articular os conhecimentos e mesmo que uma minoria se adapte às expectativas criadas desde seu grupo social, deve ser estabelecida para todos os alunos da educação básica, pois se trata do que a civilização estabeleceu como conhecimento científico.

ALTERNATIVA CORRETA - V-V-F

PERGUNTA 2

Segundo a videoaula “Interdisciplinaridade e Transversalidade”, a função da escola é ensinar os alunos a lerem o mundo, a compreenderem a realidade, o que requer uma abordagem interdisciplinar, para se chegar à transversalidade dos temas. Como exemplo, a água não é tema de uma disciplina – geografia, biologia ou química –, por isso, pode ser estudada tanto disciplinarmente, por cada uma dessas disciplinas, ou interdisciplinarmente e transversalmente, se integrar essas disciplinas e, eventualmente outras, de maneira complexa. No entanto, é preciso termos em mente que essa proposta interdisciplinar e transversal é historicamente recente e responde ao esgotamento dos saberes compartimentalizados. Historicamente, quem é o filósofo que contribuiu para a formação das disciplinas científicas e como?

ALTERNATIVA CORRETA:

 René Descartes, com o Discurso do Método, ao formular que o método é o modo de validar a ciência, possibilitando a especialização dos conhecimentos em unidades do saber.

PERGUNTA 3

“Métodos de projetos”, “centros de interesse”, “trabalho por temas”, “pesquisa do meio” e “projetos de trabalho” são algumas das denominações que, muitas vezes, são utilizadas de maneira indistinta, mas que se relacionam a visões com importantes variações de contexto e de conteúdo presentes na história da educação ao longo do século XX.

Olhe atentamente a imagem a seguir a partir dos estudos da semana: a imagem a seguir com base em seus

conhecimentos e nos materiais estudados nesta semana.

 Com qual visão histórica de projetos a imagem está mais diretamente relacionada?

ALTERNATIVA CORRETA:

b. O trabalho por temas e a importância das ideias-chave (anos 70).

Explicação:

Perguntas similares