Quando pensamos no Egito Antigo logo nos vem à mente as grandes pirâmides, construções monumentais, mas em volta desses monumentos que resistiram ao tempo existem os vestígios das edificações onde as famílias egípcias moraram, sejam elas humildes ou nobres. Em geral as casas eram construídas com barro, o qual abundava nas margens do rio Nilo, e a este era acrescentado outros elementos para aumentar a sua resistência; em geral as casas humildes, como a figura 1 acima, dispunha de ambientes simples e de convívio geral e um para a estátua ou símbolo de um deus protetor, contando com alguns móveis essenciais e de uso comum, já as residências dos nobres possuíam jardins suntuosos com lagos ao seu redor, e o interior possuía salas espaçosos, mobiliários com acabamentos elaborados e paredes decoradas com belos murais inspirados na natureza.
Respostas
Resposta: Após a leitura do texto e análise da imagem apresentada avalie as afirmativas a seguir:
I. A partir da atualidade, poderíamos considerar que o minimalismo era um dos estilos mais característicos dos interiores egípcios, pois possuíam poucos móveis e em uma quantidade especifica para suprir as necessidades dos moradores.
II. O Egito é cercado por desertos fazendo com que tivessem que suportar altas temperaturas, de modo que nobre ou plebeus tivessem que ter acessos a terraços para conseguirem se refrescar durante as noites quentes, permitindo uma ventilação passiva.
III. Os elementos que atualmente temos associados a cultura egípcia tratam-se de réplicas de símbolos religiosos e de monumentos, sendo os mais característicos, as pirâmides, sendo que costumamos não refletir sobre os seus conceitos e utilizações na época passada.
IV. Ao analisarmos uma residência humilde podemos considerar que as famílias tinham uma intensa vida comunitária, não gozando de muita privacidade, o que não seria o caso de residências da nobreza e da realeza, que naturalmente, viveriam em ambientes espaçosos e particulares.
V. A vida das famílias humildes era dedicada ao trabalho e afazeres domésticos, se diferenciando de nós apenas na modalidade e ritmo, mas podemos considerar que o lar era um ambiente considerado sagrado, pois, as casas tinham em seu interior a imagem de um deus ou deusa que tinham por atribuição a proteção doméstica e familiar.
É correto o que se afirma em:
Explicação:
Essa é a continuação