Respostas
Resposta:
Pero de Magalhães Gândavo, também chamado apenas como Gândavo, justifica o comportamento dos lusitanos utilizando-se do argumento de que os europeus eram povos civilizados, e que por estarem em um patamar superior, possuíam o direito legítimo de conquistar as terras descobertas e subjugar os povos indígenas.
Gândavo justifica os comportamentos dos seus compatriotas com base na visão etnocentrista europeia, nos seus valores cristãos e concepção de mundo particular, vendo o comportamento indígena como "bestial". e selvagem.
Explicação:
Gândavo parece possuir uma visão centrada em Portugal, buscando descrever os detalhes da província de maneira a atrair os imigrantes, relatando suas belezas naturais e rica fauna/flora. O autor possui visão eurocêntrica pois na cultura da época, às colônias, não era dada muita importância do ponto de vista cultural por parte dos exploradores.
Descrição da rica fauna e flora brasileira
Gândavo descreveu com grande brilhantismo e riqueza de detalhes algumas plantas da flora brasileira e também alguns animais, que só haviam na província, ou seja, eram totalmente desconhecidos pelos portugueses.
Contribuiu muito para o entendimento do que era, de fato, a colônia e como seu povo vivia por parte dos europeus que estavam muito longe. Suas descrições tão fiéis acabaram por funcionar como um tipo de propaganda que atraía mais e mais pessoas para povoarem as vilas.
Apesar de sua visão eurocêntrica, normalizando o canibalismo cultural, pois descrevia os índios como povo de menor importância, sem ordem nem lei, Gândavo foi um historiador de notável importância tanto para o Brasil quanto para Portugal.
Para entender mais sobre Gândavo, aqui: https://brainly.com.br/tarefa/435986
#SPJ2