Respostas
Resposta:
Quem foi Jigoro Kano?
Nascido em 1860, na cidade de Mikage, no Japão, Jigoro Kano foi um expoente da sociedade oriental. Com físico desprivilegiado para a maioria dos esportes (altura estimada em 1,50 m) buscou no antigo Ju Jutsu a compensação com inteligência e força de vontade.
No final do século XVIII havia no Japão fortes movimentos de lutas corporais, aliada a uma falta cordialidade, retidão e amizade, características que imperavam entre as diversas escolas regionais. A sobrevivência delas vinha por meio de combates em que eram valorizadas a vitória acima de tudo, sendo esta supremacia conquistada a garantia da existência. Aquela ideia de que o fim justifica os meios.
Foi nesse contexto em que Jigoro Kano criou o judô, que significa “caminho suave”, em 1882.
“O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende.
Kano defendia a prática para todos, sem distinção de classe social, idade e condição física, mas para que os participantes deveriam adotar novos valores esportivos e nova filosofia de vida.
Por meio de técnicas menos lesivas, normas, princípios e filosofias, Jigoro Kano antecipa o ideal proposto por Barão de Coubertin, buscando com o Judô objetivos altos e nobres, de exaltação do caráter e úteis à sociedade.
Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, responsável pela estruturação dos Jogos Olímpicos modernos. Ele defendia os mesmos princípios de Jigoro Kano, e, inclusive, é nome de uma medalha olímpica para pessoas que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico.
Jigoro Kano teve um brilhante desenvolvimento acadêmico, formou-se em Filosofia, Economia e Ciência Política pela Universidade Imperial de Tóquio.
Ao fundar o judô, ele buscou desenvolver qualidades como o bom relacionamento, a fraternidade, a disciplina, o civismo e o respeito, disseminando novo método de luta mais esportivo e mais seguro.
Jigoro Kano foi professor e vice presidente e reitor do Colégio dos Nobres, secretário da Educação Nacional, diretor da Escola Normal Superior, presidente do Centro de Estudos das Artes Marciais, tendo hoje o título de Pai da Educação Física no Japão”.
Explicação:
Espero ter ajudado