• Matéria: História
  • Autor: dossantoslorrainy
  • Perguntado 3 anos atrás

Gente alguém me ajuda,tenho um debate amanhã e preciso de perguntas sobre a urss pra atacar o comunismo


Anninhaflower13: O levante fracassou por causa da rejeição popular e o respaldo do então presidente da Rússia, a principal república soviética, Boris Yeltsin. Ainda assim, Gorbachev renunciou ao cargo em 25 de dezembro daquele ano. No dia seguinte, assinou a declaração de dissolução da União Soviética.
Anninhaflower13: Amiga vê se é isso pq na minha escola tem isso também no meu livro aparece isso
dossantoslorrainy: obrigada<3
Anninhaflower13: De nada miga <3

Respostas

respondido por: thiagosouzaandrade20
1

1 GV) “... com a subida de Gorbatchov ao poder, em 1985, a União Soviética iniciou a renovação de seus quadros dirigentes e pôs em prática a reformulação da legislação eleitoral, da administração popular e da economia..."

Das reformas a que o texto se refere surgiu a Glasnost:

a) um ousado plano de reestruturação da política e da economia que reduziu a participação soviética em conflitos fora da Europa.

b) uma doutrina da "soberania limitada" que previa a existência de governos coniventes com o monopólio de Moscou.

c) uma política de abertura, traduzida na campanha contra a corrupção e ineficácia administrativa, maior liberdade política, econômica e cultural.

d) uma forma mais liberal de comunismo que incluía a ampliação das liberdades sindicais e individuais na Rússia e excluía das mudanças os Estados satélites.

e) um plano quinquenal que priorizou a reforma agrária, a formação de cooperativas camponesas e adotou a educação obrigatória para todo o povo.

2  O líder das forças reformistas e herói de sua vitória era Boris Yeltsin, que, nas primeiras eleições populares em junho de 1991, havia sido eleito presidente da República da Rússia. Ele imediatamente empreendeu reformas ambiciosas que tinham o objetivo de transformar a economia planejada em uma economia de mercado baseada na livre empresa. (SENNHOLZ, Hans F. A Rússia e sua longa marcha de saída do comunismo. Fonte: site do Instituto Mises Brasil).

Entre as reformas que Yeltsin procurou levar a cabo na Rússia depois que a URSS teve fim, estava:

a) fortalecimento do controle do Estado russo sobre os demais países da ex-URSS.

b) privatização das empresas estatais.

c) nova coletivização da agricultura.

d) criação de um programa de embargo econômico aos Estados Unidos.

e) criação de um programa de expansão de crédito para todos os cidadãos.

3 (UFRN) Em 1991, a guerra civil na República Federativa da Iugoslávia iniciou-se com alguns conflitos na Croácia e na Eslovênia. Em 1992, as lutas ocorreram na Bósnia-Herzegovina, estendendo-se até dezembro de 1995. Recentemente, elas atingiram a província de Kosovo, na República Sérvia.

Para a ocorrência de todos esses conflitos, contribuiu o(a):

a) colapso dos regimes socialistas no Leste Europeu, o que provocou abalos na unidade política das províncias balcânicas, criando condições para que emergissem as diferenças étnicas, culturais e religiosas.

b) interferência das nações europeias participantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para evitar que os conflitos locais da região balcânica tivessem o apoio dos países signatários do Pacto de Varsóvia.

c) processo de globalização, que acelerou a modernização industrial dos países participantes da União Europeia (UE), causando desemprego, o que poderia ser resolvido com o crescimento dos exércitos regulares.

d) origem histórica dos povos eslavos, que buscavam uma forma de reconstruir o Império Otomano, desfeito autoritariamente pelo Acordo de Potsdam e pela Conferência de Yalta, após a Segunda Guerra Mundial.

resposta da 1 letra c

2 letra b

3 letra a


dossantoslorrainy: obriagada
Perguntas similares