• Matéria: História
  • Autor: buffolo
  • Perguntado 3 anos atrás

1.
A abolição da escravidão na América Latina ocorreu ao longo do século XIX, paralelamente ao processo de formação dos Estados pós-independência e à reorganização das relações econômicas e de trabalho. O Brasil foi um dos últimos Países a extinguir a escravidão e, sobre esse fato, Bernardo Buarque de Hollanda, João Maia e Ynaê Santos (2019, p. 1-2) afirmam: “Durante os anos subsequentes, o Treze de Maio foi comemorado como data máxima da liberdade nacional. Mas, assim como a independência parecia ser uma data velada, num País que mantinha a escravidão, a forma como a Primeira República festejou o Treze de Maio camuflou um sem-número de personagens e tramas que estiveram diretamente relacionados com a assinatura da Lei Áurea, bem como silenciou grande parte das violências e exclusões que marcaram os corpos e vidas de homens e mulheres cingidos pela escravidão.”

A partir da leitura do trecho acima e de seu conhecimento sobre o processo de abolição da escravidão na América Latina, assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
1

Sobre o Brasil ser um dos últimos países a extinguir a escravidão, sabemos que mesmo após a abolição a condição da população negra no Brasil foi de total desinteresse dos poderes com a reparação desses povos, portanto alternativa correta letra:

  • a) A extinção da escravidão foi resultado da luta de abolicionistas e da resistência de escravizados; após a abolição, a situação da população negra seguiu muito precária.

Abolição da Escravidão

O Brasil foi o último país a manter a escravidão pois a monarquia vigente era um fantoche das oligarquias locais. O Brasil, também foi um dos únicos países, depois de sua independência a manter a monarquia.

A monarquia e suas bases econômicas mantidas pelas oligarquias, tinham como base o plantation, ou seja, na grande produção de manufaturas, utilizando uma extensão mão de obra escrava, que nesse período já não era tão requisitado pela diversidade do mercado externo.

A Grã-Bretanha vendo isso, começou a pressionar o Brasil para a abolir a escravidão, para cada vez mais os países com bases escravistas, após a abolição, depender do mercado inglês.

A assinatura vazia da princesa Isabel, pela Lei Áurea, foi a tentativa da presença da monarquia após o fim da escravidão. Sua assinatura foi mais para conter os grandes processos de revoltas de escravos e da camada popular contra a escravidão.

A estratégia da rainha Isabel não deu certo, pois o exército brasileiro orquestrou um golpe militar e tirou os monarcas do poder.

Resto das questões:

  • a) A extinção da escravidão foi resultado da luta de abolicionistas e da resistência de escravizados; após a abolição, a situação da população negra seguiu muito precária.

  • b) A extinção da escravidão foi resultado da benevolência das elites caudilhas; após a abolição, a situação da população negra seguiu muito precária.

  • c) A extinção da escravidão foi resultado da luta de abolicionistas e da resistência de escravizados; após a abolição, a situação da população negra melhorou significativamente.

  • d) A extinção da escravidão foi resultado da benevolência das elites caudilhas; após a abolição, a situação da população negra melhorou significativamente.

  • e) A extinção da escravidão foi resultado da benevolência das elites caudilhas; após a abolição, houve uma total integração da população negra à cidadania.

Saiba mais sobre “Abolição da Escravidão”: https://brainly.com.br/tarefa/23733805

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares