O atendimento das crianças em creches e pré-escolas tem sido uma bandeira da luta política como direito social dos movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres, dos movimentos de trabalhadores, dos movimentos de redemocratização do país, além, evidentemente, das lutas dos próprios profissionais da educação, e somente na Constituição Federal de 1988, que a Educação Infantil foi reconhecida como dever do Estado com a Educação. Nessa trajetória, o papel do profissional que atende as crianças nas escolas de Educação Infantil também sofreu transformações. Com base na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, podemos dizer que a formação do professor será: Em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. Formação de nível superior, em curso de licenciatura plena nos cinco primeiros anos do ensino fundamental e, como formação para o exercício do magistério na educação infantil, será exclusivamente oferecida em nível médio, na modalidade normal. Formação máxima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental a oferecida em nível médio, na modalidade normal. Formação através de cursos livres, sem exigência de fomação específica, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil a conclusão do ensino médio. Em nível superior, em curso de licenciatura plena, não admitida mais, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.
Respostas
A proposta pedagógica infantil se conecta com a base do currículo, assim como a busca pela redemocratização do olhar inclusivo, possibilitando que esses alunos tenham um desenvolvimento efetivo na aprendizagem escolar.
Como a Constituição Federal observa a educação?
A Constituição de 1988 nota a educação como um direito de todos os indivíduos, nos níveis municipais, estaduais e federais, possibilitando que toda a sociedade tenha acesso a melhores condições de vida.
Além disso, uma sociedade escolarizada deve partir da promoção do diálogo e da inclusão, buscando avaliar corretamente seus alunos, além de fornecer condições para o processo de socialização como um todo.
Mais sobre a nossa LDB:
https://brainly.com.br/tarefa/46911791
#SPJ1
As alternativas:
a) Aos objetivos da Educação Infantil
b) A Proposta Pedagógica da Educação Infantil
c) Aos princípios norteadores da Educação Infantil
d) Ao currículo da Educação Infantil
e) Ao aprendizado na Educação Infantil