• Matéria: Português
  • Autor: 00001141292695sp
  • Perguntado 3 anos atrás

b) profissão do entrevistado engenheiro e físico rompe um paradigma em relação ao estereótipo de uma pessoa tatuada, indo de encontro à cultura do preconceito, que por sua vez, cria rótulos e estigmatiza as pessoas. Por que há essa quebra de paradigma? discuta com seus olegas e explique Brainly

Respostas

respondido por: MPia22
1

Acredito que você esteja se referindo ao texto#Tatoo-Entrevista”, uma entrevista concedida pelo engenheiro e professor João Pedro para Mary Jacomine.

Durante a entrevista, é revelado que João Pedro possui diversas tatuagens espalhadas por seu corpo e que ele começou a se tatuar por admirar a arte gráfica de rua e, também, pela sua vivência no universo do skate.

A sua opção em tatuar o corpo e, principalmente, partes que ficam visíveis, acaba fazendo com que João Pedro quebre um forte paradigma que existe hoje na sociedade:

  • "Toda pessoa tatuada é bandido."

Não somente sua profissão, engenheiro e professor de física, como suas atitudes, comprovam que uma pessoa pode sim possuir tatuagens em seu corpo e não pertencer ao mundo do crime, provando que esse paradigma nada mais é do que um preconceito extremamente enraizado na sociedade.

O que são Paradigmas

Paradigmas são princípios e crenças estabelecidos através de padrões impostos pela sociedade como forma de implantar em seus indivíduos ideias que nem sempre são verdadeiras.

O preconceito é um sentimento que possui diferentes paradigmas em sua base, auxiliando de forma negativa a sua propagação entre um grupo de pessoas.

Exemplos de paradigmas:

  • “Meu Deus é o Deus verdadeiro.”
  • “Homens não prestam.”
  • “Mulher só complica.”
  • “Todo preto é bandido.”

Quando alguém vai contra essas ideias, dizemos que a pessoa quebrou um paradigma. Em outras palavras, ela foi contrária a um senso comum provando que eles estavam errados.

Conheça mais sobre Paradigma aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20601615

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares