• Matéria: Psicologia
  • Autor: deziacastro
  • Perguntado 3 anos atrás

O neoliberalismo trouxe uma série de repercussões para as políticas sociais e para o sistema de garantia de direitos. Via de regra, pessoas com doenças graves, como as oncológicas, têm uma série de direitos especiais assegurados pela legislação, como saque do FGTS, PIS, benefícios previdenciários e/ou assistenciais, quitação do financiamento da casa própria, medicamentos, dentre outros estabelecidos em lei. Suponha que você seja o assistente social responsável pela organização. Analise o caso e proponha o atendimento para esse usuário, considerando, para tanto, o contexto neoliberal.


deziacastro: Suponha que você seja o assistente social responsável pela organização. Analise o caso e proponha o atendimento para esse usuário, considerando, para tanto, o contexto neoliberal.

Respostas

respondido por: floralavinia
0

Resposta:

O terceiro setor tem sido chamado para atender às necessidades de indivíduos, facilitando o seu acesso a alguns direitos, uma vez que a política atual tem afastado o Estado das suas responsabilidades com os cidadãos. Além disso, a terceirização e o repasse de responsabilidades para organizações de terceiro setor constituem-se em estratégias utilizadas pelo Estado no contexto neoliberal.

No atendimento ao usuário, o profissional de serviço social, após realizar uma entrevista para conhecer o caso, pode orientar sobre os direitos especiais das pessoas com doenças oncológicas e a documentação necessária e encaminhar para o Centro de Referência da Assistência Social para providências quanto à solicitação do beneficio de prestação continuada ou encaminhar à previdência social, caso o usuário preencha os requisitos necessários para pleitear o auxólio-doença. O assistente social pode garantir o direito  do usuário à alimentação, mediante fornecimento de cesta básica emergencial, bem como os medicamentos não fornecidos na rede, recursos este disponível na instituição para casos específicos.

Explicação:

Perguntas similares