• Matéria: História
  • Autor: amari191284
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia, com atenção, o trecho extraído do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

Toda a educação varia sempre em função de uma "concepção da vida", refletindo, em cada época, a filosofia predominante que é determinada, a seu turno, pela estrutura da sociedade. [...] Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida.

(O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 09 dez. 2015)

Acerca da crítica à velha estrutura do serviço educacional presente no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

( ) O Manifesto defendia, entre outras teses, a manutenção da escola católica e do método jesuítico, numa associação da cultura clássica e dos princípios cristãos.

( ) O Manifesto defendia o uso do método de ensino verbalista, com refinado e constante uso da repetição e da memorização na formação do homem erudito.

( )O Manifesto destacava a superação do caráter discriminatório e antidemocrático da educação e defendia uma escola pública, gratuita e de responsabilidade estatal.

( )O Manifesto destacava o caráter tradicional do ensino e das práticas enciclopedistas como método adequado à instrução escolar e à formação humana e cidadã.

( ) O Manifesto defendia, entre outras teses, a manutenção da escola catequética e obrigatória, com ênfase na transmissão de saberes práticos e na formação profissional.

Respostas

respondido por: fiorimjoao
3

Resposta:  O Manifesto destacava a superação do caráter discriminatório e antidemocrático da educação e defendia uma escola pública, gratuita e de responsabilidade estatal.

Explicação:

Perguntas similares