m agosto de 2021, Cabul, a capital do Afeganistão, foi reconquistada, chamando a atenção da mídia para o grupo vencedor da guerra. O grupo já tinha comandado o Afeganistão entre 1996 e 2001, chegando ao poder na esteira da derrota da União Soviética, que invadiu o Afeganistão (1979-1989). O grupo muçulmano sunita se caracteriza por uma visão fundamentalista e extremista do alcorão, acrescenta-se ainda especificidades culturais da etnia dominante, os Pashtuns. O grupo surgiu em 1988 possuindo fortes laços com o Paquistão, país muçulmano sunita vizinho do Afeganistão.
O grupo ficou conhecido por uma feroz repressão a tudo aquilo que não se enquadrava na sua visão medieval do mundo, logo, tem como característica a misoginia, a homofobia, a perseguição a outras religiões e uma vasta relação de desrespeito aos direitos humanos.
Durante o seu primeiro governo, liderado pelo mulá Mohammed Omar, são destruídas duas grandes estátuas de Buda, localizadas no Vale de Bamyan, datadas do século 6. Além disso, estabelecerem uma repressão cruel às mulheres, proibindo-as de estudar, de sair de casa sozinhas e obrigá-las a utilizar a burca, uma vestimenta feminina que cobre todo o corpo, incluindo o rosto e os olhos
O texto se refere a que grupo?
Respostas
O texto faz referência ao grupo terrorista Talibã. Com base no que foi exposto, é possível notar que o grupo citado faz parte de uma corrente tradicional do Islamismo.
O Talibã é um grupo fundamentalista?
Sim. Isso ocorre porque, na realidade, os membros do Talibã costumam ser intolerantes com as pessoas que não fazem parte da religião que eles defendem. Desse modo, os membros desse grupo costumam ocupar lugares privados e até matar (inocentes) em nome da religião.
Diante de tudo o que foi exposto, fica nítido que o Fundamentalismo Islâmico pode ser considerado como uma visão mais radical, onde a religião está acima de tudo, vale destacar, se faz presente em todos os aspectos da vida social e política.
Aprenda mais sobre o tema terrorismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/6101084
Lute pela realização dos seus sonhos!
#SPJ1