Os aspectos sociais e econômicos podem ter alguma influência sobre o estado de saúde da sociedade, bem como sobre a prevenção primária das doenças. O enredo de globalização da economia, que provoca alta competitividade, desemprego, insegurança no trabalho, desigualdades sociais, baixa coesão social, etc., poderia estar provocando uma elevada pressão sobre os trabalhadores e, por isso, favoreceria o aumento do estresse, da pressão arterial e das doenças cardiovasculares. Por outro lado, o trabalhador estaria com seu tempo diminuído para cuidar de si próprio, além do maciço programa de marketing desenvolvido para vender cigarros, alimentos do tipo fast-food e/ou refrigerantes, os quais, notadamente, favorecem uma pior condição de saúde (PALMA, 2000).
(PALMA, A. “Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas: uma revisão da literatura”. Rev. paul. Educ. Fís, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2000.)
Com base no texto acima, indique quais são as ações mais adequadas para a promoção da saúde diante do panorama do sedentarismo e alimentação inadequada praticados no mundo contemporâneo?
I – Elaboração de programas públicos de condicionamento físico gratuito e de fácil acesso nos bairros da periferia das grandes cidades.
II – Criação de equipes esportivas competitivas representando as cidades em Jogos Regionais, Estaduais.
III – Campanhas de conscientização a respeito da educação alimentar e taxação de produtos com adição de açúcar e com grande quantidade de calorias.
IV – Leis de incentivo fiscal para empreendedores da área de fitness, aumentando a quantidade de academias e centros de treinamento.
V – Campanhas de incentivo ao uso de transporte com bicicletas com a criação de ciclovias, incentivo ao uso de escadas, e redução do consumo de bebidas adoçadas no trabalho (café, chás, sucos).
Estão corretas apenas as afirmativas:
a.
I, II e III.
b.
I, III e V.
c.
I, IV e V.
d.
II, III e V.
e.
I, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
I , lll , V
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: (B) I, III e V.
Explicação:
Comentário: Os programas públicos de condicionamento físico oferecidos gratuitamente e próximo as residências das pessoas de baixa renda estimulam a prática de exercícios. As campanhas de conscientização a respeito do risco do consumo de alimentos com açúcar e hipercalóricos é uma medida responsável de saúde pública. As campanhas de conscientização no ambiente de trabalho quanto à redução do consumo de açúcar, quanto ao transporte com o uso de bicicleta e o uso de escadas são medidas viáveis e efetivas para o aumento do gasto energético diário.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás