Analise as afirmativas abaixo, sobre o contexto histórico da educação infantil no Brasil.
I. Pode-se afirmar que nem sempre se teve no Brasil uma legislação específica sobre a infância e a educação das crianças pequenas
II. Por muitos séculos, não se reconheceu o acesso às instituições de educação destinadas a pré-escolares como um direito, seja ele da mãe ou da criança pequena, mas sim como um favor.
III. As creches atendiam, em sua maioria, os filhos das mulheres da classe trabalhadora. Os jardins de infância atuavam como uma preparação dos filhos das classes mais abastadas para a vida escolar.
IV. As instituições infantis ainda não eram responsabilidade do Estado. Este, apenas fiscalizava.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, III e IV
II e III
I e II
III e IV
II, III e IV
Respostas
Resposta:
Todas estão corretas. I, II, III, IV.
Explicação:
Sobre o contexto da pré-escola no Brasil, todas as afirmativas estão corretas.
Análise das afirmativas sobre a pré-escola no Brasil:
- I. Pode-se afirmar que nem sempre se teve no Brasil uma legislação específica sobre a infância e a educação das crianças pequenas.
Verdadeira, pois o acesso à instituições de educação para crianças pequenas (pré-escola) não era reconhecido como um direito e por muito tempo não houve uma legislação que estabelecesse parâmetros bem delineados para essas faixa etária, tal como uma formação específica para os educadores infantis.
- II. Por muitos séculos, não se reconheceu o acesso às instituições de educação destinadas a pré-escolares como um direito, seja ele da mãe ou da criança pequena, mas sim como um favor.
Verdadeira, pois as creches foram cedidas, em um primeiro momento, como uma forma de atender a demanda das mães trabalhadoras que precisavam de um lugar para deixar seus filhos. Além disso, havia um processo de seleção, não eram todos os filhos que poderiam ter acesso à creche, já que não era uma obrigação. Então as creches eram tratadas como um favor dos empregadores e não como um dever social.
- III. As creches atendiam, em sua maioria, os filhos das mulheres da classe trabalhadora. Os jardins de infância atuavam como uma preparação dos filhos das classes mais abastadas para a vida escolar.
Verdadeira, pois as creches funcionavam com cunho assistencialista e ofereciam, de forma precária, cuidados com a alimentação, higiene e segurança física. Os jardins de infância (ou creches particulares) ofereciam os mesmos serviços com mais qualidade e focavam no desenvolvimento intelectual e afetivo e na educação das crianças.
- IV. As instituições infantis ainda não eram responsabilidade do Estado. Este, apenas fiscalizava.
Verdadeira, pois as instituições infantis só passaram a ser responsabilidade do Estado após a promulgação da Constituição Federal de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como um direito da criança, associada à vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, na qual a formação dos educadores é definida, entre outro instrumentos legais posteriores.
Resposta Final:
Assim, concluímos que todas as afirmativas são verdadeiras, portanto a resposta está contida na primeira alternativa, I, II, III e IV.
Utilizamos os conhecimentos sobre o contexto da pré-escola no Brasil e nos apoiamos no artigo "A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola", de Célia Maria Guimarães.
Saiba mais sobre a o histórico da pré-escola no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51995601
#SPJ2