Respostas
Resposta: 1- Virginia (13 de maio de 1607)
Virgina foi a primeira colônia fundada pelos britânicos. Sua fundação remonta a 1607, quando o rei James I permitiu que um grupo de colonos se estabelecesse ali.
Os colonos tiveram que enfrentar os nativos da região, além de resistir às duras condições de vida. No entanto, eles conseguiram prosperar na colônia e, em apenas duas décadas, tornaram-se um importante exportador de tabaco para a Inglaterra.
Essa prosperidade trouxe novos colonos para a região, tanto membros da classe rica quanto outros grupos sociais, incluindo crianças que costumavam trabalhar em plantações de tabaco.
Precisamente, essas plantações eram a principal fonte de riqueza da colônia. Com o tempo, a safra de algodão também começou a ser implantada. A necessidade de trabalho causou a chegada de muitos escravos africanos.
2- Massachusetts (1620)
Esta colônia foi fundada por puritanos separatistas. Eles fugiram da Inglaterra para a Holanda e, posteriormente, buscaram refúgio na América.
Relacionado: Idade da Pedra: períodos, características, ferramentas, armas
Esses colonos chegaram à América do Norte a bordo do Mayflower. Então, eles chegaram a um acordo, que chamaram de Mayflower Compact, através do qual criaram um tipo de governo que deveria se submeter à maioria das decisões.
3- Nova Hampshire (1623)
New Hampshire foi fundada por John Mason, que veio do condado de Hampshire, na Inglaterra. Sua intenção era formar uma colônia dedicada à pesca. Este objetivo explica a expansão dos primeiros colonos ao longo do rio Piscatagua e da Grande Baía.
No entanto, esses primeiros habitantes não foram capazes de criar nenhum tipo de sistema governamental. Por esse motivo, eles procuraram a proteção de seu vizinho do sul, Massachusett. Dessa maneira, em 1641, eles se tornaram governados por esse território, embora suas cidades mantivessem algum autogoverno.
Como indicado, a economia foi baseada na pesca, embora a indústria madeireira também tivesse um peso importante. O controle do comércio de madeira, de fato, tornou-se objeto de conflito com a Coroa, que procurava reservar as melhores árvores para seu uso exclusivo.
4- Maryland (1632)
Como o nome, Maryland, terra de Maria, indica, essa colônia foi concebida como um refúgio para os católicos perseguidos após a Reforma Protestante na Europa. Seu fundador foi Lord Baltimore, que não pôde impedir o surgimento de conflitos religiosos entre anglicanos, puritanos, católicos e quakers durante os primeiros anos.
5- Connecticut (1635-1636)
Um grupo de colonos de Massachusetts, liderado por Thomas Hooker, decidiu se aventurar em novas terras em busca de mais liberdade e melhores condições de vida. Assim, eles fundaram Connecticut, originalmente chamado Colonia del Río em 1636, concebido como um refúgio para nobres puritanos.
6- Rhode Island (1636)
A fundação de Rhode Island estava relacionada à falta de liberdade religiosa que existia em Massachusetts. Lá, Roger Williams havia proposto uma reforma que separava a Igreja e o Estado, além de estabelecer a liberdade de culto. A resposta foi expulsão.
7- Delaware (1638)
Esta colônia foi estabelecida pela New Sweden Company of Sweden. Mais tarde, os novos holandeses de Amsterdã assumiram o controle, mantendo-o até passar para as mãos dos ingleses. Embora legalmente fosse uma colônia, Delaware foi considerada uma região da Pensilvânia por várias décadas.
8- Carolina do Norte (1653)
A Carolina do Norte foi criada por colonos que vieram da Virgínia em 1953. Dez anos depois, o rei Carlos II agradeceu os esforços de oito nobres que o apoiaram na manutenção do trono e deram a eles a província da Carolina.
Esses oito nobres receberam o nome de Lordes Proprietários da província, que na época ocupava as atuais Carolina do Norte e Carolina do Sul.
9- Nova Jersey (1664)
Foram os holandeses quem primeiro construíram assentamentos nesta colônia, mas os ingleses o conquistaram em 1664.
10- Nova York (1664)
Antes de se tornar a colônia de Nova York, esse território era controlado pelos holandeses sob o nome de Nova Amsterdã. Foi em 1664 que os britânicos tomaram a região e a renomearam com o nome de Duque de York.
11- Carolina do Sul (1670)
Em 1633, a colônia da Carolina foi fundada, incluindo as do norte e do sul. Os problemas causados por sua grande extensão levaram a que, em 1712, se dividisse nessas duas partes. Mais tarde, em 1729, a Carolina do Sul se tornou uma colônia real.
12- Pensilvânia (1681)
A colônia da Pensilvânia foi fundada por William Penn, que também lhe deu seu nome. Até sua chegada, esse território estava em disputa entre os holandeses, os suecos e os próprios ingleses.
13- Geórgia (1732)
A última das 13 colônias a ser fundada foi a Geórgia, quase 50 anos depois das demais. Seus primeiros colonos vieram de outras colônias e foram liderados por James Oglethorpe.
Explicação: Espero ter ajudado ;) Obs: tentei resumir o maximo possivel