Respostas
Resposta:
Companheirismo é o comportamento que caracteriza o modo amistoso, cordial, bondoso e leal de convívio entre duas pessoas. O companheirismo é característico de quem é companheiro, ou seja, amigos, parceiros afetivos e familiares, por exemplo.
Agir com companheirismo é essencial para manter um bom relacionamento numa vida comunitária, seja no ambiente de trabalho, no familiar ou entre os amigos.
Manter o companheirismo no casamento, por exemplo, significa que o casal deve ter uma relação baseada na lealdade, na fidelidade, no respeito, na compreensão e na igualdade de maneira mútua entre os cônjuges.
No âmbito profissional, por outro lado, agir com companheirismo é estar disposto a trabalhar em equipe, respeitar e compreender os colegas de trabalho, além de lutar pelos objetivos em comum da empresa.
Os principais sinônimos de companheirismo são: solidariedade e camaradagem, sendo que também pode estar relacionado com irmandade, coleguismo, amizade, ligação ou cumplicidade.
Ser companheiro não é estar fisicamente ao lado de, não é fazer exatamente a mesma coisa, que às vezes, até é ao contrário, contemporizar para que não faça tal ou qual coisa. Ser companheiro é aquela companhia que agrada e que proteja, que ajuda quando precisa, que aconselha positivamente, sem, no entanto, impor.