O GH bloqueia a degradação e a liberação dos triacilgliceróis do tecido adiposo e estimulando a captação celular da glicose (efeito pró-insulina) a fim de manter glicemia relativamente baixa.?
Respostas
Resposta:
A degradação de lipídios ocorre, principalmente, na mitocôndria através da β-oxidação. A β-oxidação corresponde à remoção, sucessiva, de 2 unidades de carbono na forma de acetil-CoA.
Degradação dos triacilgliceróis no corpo humano
A mobilização do depósito de triacilgliceróis é obtida pela ação das lipases dos adipócitos, que são enzimas sujeitas a regulação hormonal, que hidrolisa os triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol. Sendo que estes produtos são oxidados por vias diferentes.
Além disso, o GH promove uma maior lipólise, mobilizando gordura para ser usada como energia pelas células, principalmente para a construção muscular. Com isso, glicose é poupada para ser transformada em glicogênio muscular e o corpo "seca" mais rápido, perdendo gradativamente seus depósitos de gordura.
Os inibidores da liberação do GH incluem os carboidratos consumidos na dieta e os glicocorticóides. A maior parte da secreção fisiologicamente importante do GH acontece em forma de pulsos ou picos de liberação do GH várias vezes ao dia. O nível do GH durante tais picos pode ir de 5-30 ng/mL ou mais.
Os triglicérides podem ser hidrolisados, liberando com isso ácidos graxos e glicerol. Se esta hidrólise for feita em meio alcalino, formam-se sais de ácidos graxos, os sabões, e o processo chamado de saponificação.
O GH pode provocar vários efeitos secundários em adultos saudáveis, incluindo:
Síndrome do túnel do carpo.Inchaço nos braços e pernas.Dor nas articulações.Acromegalia, aumento das extremidades.Dor muscular.Em homens, aumento do tecido mamário (ginecomastia).
Explicação:
E é isso espero que gostem