Quando refletimos acerca da cidadania, alguns elementos nos evidenciam a importância da participação. Essa participação envolve a vida coletiva em decisões importantes e que alteram o conteúdo da vida em sociedade. Viver em sociedade é entender que as decisões que tomamos, tem um impacto coletivo. Neste sentido, em acordo com o processo histórico, faça uma relação entre a educação, a cidadania e a política, analisando as afirmativas a seguir:
I - Na formação da sociedade brasileira, podemos pensar o período colonial como formador de um modelo crítico e revolucionário no Brasil. Essa educação para a luta marca o povo brasileiro que sempre ditou as regras do processo político nacional.
II - Só a Educação tem poder de produzir intervenção, interação e transformação política, mudando as formas de construção do saber e moldando a práxis transformadora da sociedade pelo acesso à educação.
III - Se houver continuidade do modelo de subordinação da política ao sistema econômico-financeiro haverá a "perpetuidade" dos modelos colonialistas, que só interessam a uma minoria inculta, despreparada e privilegiada pela manutenção da ignorância.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
0
Em relação à cidadania, educação, modelos políticos e a história da sociedade brasileira, as afirmativas II e III estão corretas.
Educação, cidadania e política:
O povo brasileiro não ditou as regras do processo político na formação da sociedade no período colonial. Os brasileiros passaram a ter mais autonomia ao longo de muitos anos e através de muita reivindicação.
Por isso que já é consolidado a ideia de que só a educação pode produzir transformações na política, já que, através da formação de uma sociedade mais consciente e informada, as reivindicações e intervenções podem ser feitas.
Aprenda mais sobre transformações politicas em: https://brainly.com.br/tarefa/30122715
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás