• Matéria: Artes
  • Autor: gracaeartemandalas
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com os costumes da Civilização Grega, o culto ao deus Dioniso realizado pelos devotos em montes e lugares solitários, conduzia todos ao delírio frenético, superando assim a barreira entre a lucidez e o sobrenatural. Ajudados por música excitante, símbolos fálicos, uso abundante de vinho e danças vertiginosas à luz de brandões, os devotos entregavam-se de corpo e alma às potências que transcendem o tempo, o espaço e a vida pessoal do homem. Através da orgia e de outros ritos consagrados ao deus Dioniso, sob o aspecto da embriaguez e da possessão dionisíaca, as mênades e/ou bacantes entregavam-se ao deus. Dessa forma, de acordo com o pensamento cristão, essa seria uma suprema manifestação diabólica, a carne, o desejo corporal como sendo a morada de Satã; levá-la ao frenesi seria a maior homenagem que se poderia fazer ao Diabo. Fonte: LIMA, Francisco. A presença do Mal na Cultura Pagã e a Representação do Diabo na Mentalidade do Povo Cristão Medieval A partir do texto e de seus estudos, a diferença entre a visão da religiosidade cristã e as manifestações tidas como pagãs em relação à arte está

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

A civilização grega via no culto aos diferentes deuses uma forma de  contribuir para a experiência existente entre o mundo físico e o divino, diferente do cristianismo que enxerga na figura de Deus o único salvador.

A base para o desenvolvimento da sociedade está estabelecida nas diferentes formas existentes entre as relações políticas, ideológicas, econômicas e até mesmo religiosas.

Como as diferenças entre as religiões podem ser diferenciadas?

A partir dessa síntese, onde o Cristianismo, acabaria julgando o olhar da comunidade Grega para os mitos e as relações com o divinos, o que marca a diferença entre o monoteísmo e o politeísmo.

Mais sobre as religiões:

https://brainly.com.br/tarefa/21802419

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares