• Matéria: Contabilidade
  • Autor: robsono10
  • Perguntado 3 anos atrás

Adaptado ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes):

“As áreas do conhecimento embasam-se em pressupostos e métodos científicos de diversas escolas de pensamento. Especificadamente na área de contabilidade, as escolas de pensamento norte-americana e italiana são as principais correntes em que se fundamenta a contabilidade brasileira”.

Como alternativas falsas, o INEP identificou as seguintes afirmações.

I- A italiana enfatiza a abordagem informacional enquanto a escola norte americana confere grande importância à sistematização do plano de contas.

II- A norte-americana adota a visão estabelecida pelo neopatrimonialismo, enquanto a escola italiana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários.

III- A italiana prioriza as necessidades dos usuários das informações contábeis, enquanto a escola norte-americana demonstra excessiva preocupação em caracterizar a contabilidade como ciência.

IV- A norte-americana considera prioritário o conhecimento da teoria das contas, enquanto a escola italiana enfatiza a área de auditoria, para garantir maior confiabilidade às informações geradas.

Sobre esta temática marque a alternativa correta que melhor justifica o gabarito apresentado pelos avaliadores.


A afirmação I está incorreta porque embora a escola norte americana tenha conferido grande importância à sistematização do plano de contas, a escola italiana não enfatiza a abordagem informacional.


As afirmações I, II, III e IV estão incorretas porque não há diferenças teóricas e práticas entre as escolas italiana e norte americana.


A afirmação II está incorreta porque a escola norte-americana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários e não a italiana como trata a afirmação.


A afirmação III está incorreta porque embora a escola norte-americana demonstrava excessiva preocupação em caracterizar a contabilidade como ciência, a escola italiana não priorizava as necessidades dos usuários das informações contábeis.


A afirmação IV está incorreta porque embora a escola italiana tenha enfatizado a área de auditoria, para garantir maior confiabilidade às informações geradas, a escola norte-americana não considerava prioritário o conhecimento da teoria das contas.

Respostas

respondido por: tifanyoliveira2010
0

Resposta:

ALTERNATIVA C

Explicação:

A afirmação II está incorreta porque a escola norte-americana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários e não a italiana como trata a afirmação.

Perguntas similares