Na área da genética, constantemente, deparamo-nos com uma avalanche de novas descobertas. Com o avanço desta área, começaram a surgir as técnicas de reprodução humana assistida, o que trouxe esperança para muitos casais inférteis, permitindo a procriação e o aumento da família. SILVA, Camila Girotto da. Embriologia e histologia. Maringá: Unicesumar, 2020. Sobre a infertilidade e reprodução humana assistida, analise as afirmativas abaixo. I. Infertilidade é quando os sistemas masculino e feminino estão funcionando adequadamente, ou seja, realizando as funções de sintetizar gametas. II. Na inseminação artificial sempre há a necessidade de doador externo de sêmen. III. A fertilização in vitro consiste na fecundação do oócito feminino fora do útero, ou seja, em laboratório. IV. Fatores externos não alteram a taxa de sucesso nas técnicas de reprodução humana assistida. Assinale a opção em que contém as afirmativas corretas
Respostas
Resposta:
II e III.
Explicação:
I. Infertilidade é quando os sistemas masculino e feminino estão funcionando adequadamente, ou seja, realizando as funções de sintetizar gametas.
ERRADO.
INFERTILIDADE É A DIFICULDADE DE ENGRAVIDAR DURANTE UM ANO SEM PROTEÇÃO. OU SEJA. NÃO FUNCIONA ADEQUADAMENTE COMO O DESCRITO.
II. Na inseminação artificial sempre há a necessidade de doador externo de sêmen.
CORRETO.
NESTA TÉCNICA O ESPERMA É DEPOSITA NO COLO DO UTERO COM UMA SERINGA. OU SEJA, HÁ A NECESSIDADE DE UM DOADOR PARA O TRAMITE DO PROCESSO.
III. A fertilização in vitro consiste na fecundação do oócito feminino fora do útero, ou seja, em laboratório.
CORRETO.
É FEITO COLETA DOS GAMETAS FEMININOS E MASCULINOS. APÓS SÃO TESTADOS E O MATERIAL PASSA PARA A FASE DE FECUNDAÇÃO. DEPOIS DE 3 A 5 DIAS O EMBRIÃO SE FORMA (EM LABORATÓRIO) E PE TRANFERIDO POR CATETER PARA AO UTERO.
IV. Fatores externos não alteram a taxa de sucesso nas técnicas de reprodução humana assistida.
ERRADA.
FATORES EXTERNOS TEM ALTERAÇÃO NA TAXA DE SUCESSO.