Respostas
Resposta:
Explicação:
Cézanne nasceu numa família de classe média alta, em 19 de janeiro de 1839, em Aix-en-Provence, França. Seu pai, Lois- Auguste Cézanne, era um comerciante de chapéus que fez fortuna ao comprar um banco que faliu depois da revolução em 1848. Sua mãe, Anne-Elisabeth Honorine Aubert, foi empregada da loja de chapéus de seu pai. Cézanne e sua irmã Marie nasceram antes que o casamento entre seus pais estivesse consumado, o que só aconteceu em 1844. Dez anos depois, sua mãe deu à luz a outra menina, Rose.
PauleCamille
Cézanne e Pissarro. 1874
O relacionamento do pintor com a família nunca foi muito bom. Em uma carta ao também pintor e amigo Camille Pissarro, chegou a dizer que sua família tinha as piores pessoas do mundo, e que o aborrecia além de qualquer medida.
circa 1890: French novelist Emile Zola (1840 - 1902) wearing a pince-nez. (Photo by Hulton Archive/Getty Images)
Emile Zola (1840 – 1902). (Photo by Hulton Archive/Getty Images)
Em 1852, ingressou no College Bourbon e alí conheceu o futuro escritor Émile Zola e Jean-Baptiste Baille, que se tornaria engenheiro. As atividades do trio revezavam-se entre a caça, a pesca e a literatura. Chegaram a trocar poesias. O pintor, que era um aluno brilhante e demonstrava interesse pelas línguas clássicas, compunha em latim. Mas a poesia para ele era só um passatempo. Seu pai já sonhava com a carreira de advogado para o filho e pensava em empregá-lo em seu banco quando acabasse os estudos, mas Cézanne ficou somente dois anos na faculdade. Abandonou para se dedicar à arte. Apesar do pai, que reprovou a atitude do filho, a mãe satisfez os sonhos do rapaz de ser artista. Cézanne, porém, raramente lhe pedia para posar e, pelo que se sabe, a desenhou somente uma vez, enquanto dormia. Por outro lado, e paradoxalmente, pintou seu pai diversas vezes.
Paul-Cezanne 1877
Paul Cézanne . 1877
Mais tarde, quando percebeu que não havia nada a fazer, Louis-Auguste sustentou o filho com uma mesada. Após a morte do pai, Cézanne sobreviveu com a herança que lhe coube e passava a maior parte do tempo em Jas de Bouffan, residência de verão comprada em 1859 pelo pai. Foi ali que desenvolveu seus estudos, suas experiências e queimou obras que não considerava boas.
Cézanne é exemplo de uma vida obcecada por paixão exclusiva: a paixão da arte, à qual o trabalho se tornou objetivo único da existência. Para ele, a pintura foi amante ciumenta e possessiva. No dia da morte da mãe, ele saiu para pintar, em vez de assistir ao funeral, foi o que lhe pareceu natural fazer.
Portrait_of_Madame_Cezanne_in_a_Striped_Robe_(1882-4)_Paul_Cezanne
Retrato de Madame Cézanne. 1872-77
Ele perseguiu essa vocação única sem se deixar desviar por contingências de política, metafísica ou amor. Nunca houve mulher importante em sua vida, afora a mãe e a esposa, Hortense Fiquet, com quem se casou depois que ela deu à luz o filho deles, Paul.
Foi na sua cidade natal que ele morreu em 23 de outubro de 1906, vítima de uma infecção pulmonar, contraída depois que uma tempestade de outono o pegou enquanto pintava ao ar livre. O artista não se sentia à vontade na época em que viveu e teve muito mais reconhecimento na geração de artistas seguinte