Para contratar, as empresas exigem experiência. Os jovens, por sua vez, argumentam que não há como acumular experiência se não lhes dão a oportunidade do primeiro emprego. 1. Qual a sua opinião sobre o assunto? 2. O que você tem feito para que sua entrada no mercado de trabalho tenha êxito?
Respostas
1) Quanto mais mão-de-obra disponível, maior é a exigência. As empresas vêem a imensa oferta de mão-de-obra e assim, surgem exigências que vão além da qualificação que é a experiência. A Educação brasileira se tornou uma mercadoria na qual os alunos pagam caro e não recebem a preparação ideal para o mercado de trabalho. Os recém-formados são os que mais sofrem com isso, pois há empresas que exigem experiência até para contratar estagiários voluntários, há outras questões envolvidas também como a exploração, visto que muitas empresas se aproveitam para contratar estagiários com mais tempo de experiência para não precisarem pagar mais caro para ter um trabalhador já formado na empresa. A crise do capitalismo também vem aumentando os índices de desemprego entre os jovens, muitas empresas fecham as portas e os jovens de baixa renda são os que mais sofrem as consequências da crise, já que não têm recursos para empreender ou para se qualificarem com pós-graduações.
2) Estudo para concurso público, estou concluindo o curso e não vou esperar as empresas me chamarem, pois isto demorará demais, já que também não tenho experiência, farei um concurso, pois tem mais estabilidade e o salário dá para sobreviver bem.